Chanceler do Equador enfrenta processo de impeachment por invasão policial na embaixada mexicana
Presidente do Equador também é alvo de ação judicial no México por ataque à embaixada mexicana em Quito
Sputnik - A ministra das Relações Exteriores do Equador, Gabriela Sommerfeld, enfrenta um processo de impeachment na Assembleia Nacional do país por suposto descumprimento de suas funções após a invasão policial na embaixada mexicana em Quito.
O caso que gerou uma crise diplomática ocorreu em abril e na ocasião o ex-vice-presidente Jorge Glas foi preso.
"Com cinco votos a favor, foi aprovada a solicitação de impeachment contra a senhora María Gabriela Sommerfeld, ministra das Relações Exteriores e Mobilidade Humana", informou a Comissão de Fiscalização e Controle Político do parlamento em um boletim divulgado nesta terça-feira (2).
De acordo com o documento, tanto Sommerfeld quanto Jhajaira Urresta, deputada responsável por relatar o processo, serão notificadas para que, no prazo de 15 dias, apresentem provas de acusação e defesa.
"Este processo de impeachment começa por descumprimento de funções. A decisão que a Assembleia do Equador tomar marcará um precedente. O país exige funcionários públicos competentes", afirmou Urresta na rede social X.
Presidente do Equador também é alvo de ação judicial no México por ataque à embaixada mexicana em Quito.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: