TV 247 logo
    HOME > América Latina

    Chile anuncia entrega de ajuda humanitária a Gaza

    O Chile tem a maior diáspora palestina do mundo

    Gabriel Boric (Foto: Prensa Latina )

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    Prensa Latina - O governo chileno destinou cerca de 100 mil dólares para atender aos requisitos básicos de higiene de mulheres, meninas e adolescentes na Faixa de Gaza, informou nesta terça-feira (2) o Ministério das Relações Exteriores.

    A contribuição responde ao apelo do Secretário-Geral da ONU, António Guterres, para ajudar a população devido à catástrofe humanitária que se vive naquele território palestino e está alinhada com a Política Externa Feminista", disse a chanceler interina, Gloria de la Fonte. 

    A doação, proveniente do Fundo Chile contra a Fome e a Pobreza, será canalizada através do Fundo de População das Nações Unidas. 

    Esta ajuda vem juntar-se a outra prestada em Outubro aos refugiados palestinos.

    Quase três meses de bombardeios e ataques israelenses contra a Faixa de Gaza deixaram mais de 22 mil pessoas mortas e 57 mil feridas, enquanto quase dois milhões tiveram de abandonar as suas casas e os residentes sofreram com a escassez de água, alimentos e medicamentos, eletricidade e combustível.

    O presidente chileno, Gabriel Boric, condenou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e seu governo pelo assassinato de crianças em Gaza.

    “Brutalidade desumana por parte de Netanyahu e do seu governo”, escreveu Boric nas redes sociais, depois de tomar conhecimento de um relatório da ONU segundo o qual morreram mais menores naquele território palestiniano do que em qualquer outra guerra num ano.

    Em Outubro, o presidente convocou o seu embaixador em Israel, Jorge Carvajal, para consultas à luz das violações inaceitáveis ​​do direito internacional humanitário cometidas por Tel Aviv.

    Boric participou na tradicional cerimónia de Natal da comunidade palestina, onde foi prestada homenagem às vítimas dos ataques israelenses. 

    O Chile abriga a maior diáspora palestina do mundo, fora das nações árabes, estimada em pouco mais de meio milhão de pessoas.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: