Chile anuncia entrega de ajuda humanitária a Gaza
O Chile tem a maior diáspora palestina do mundo
Prensa Latina - O governo chileno destinou cerca de 100 mil dólares para atender aos requisitos básicos de higiene de mulheres, meninas e adolescentes na Faixa de Gaza, informou nesta terça-feira (2) o Ministério das Relações Exteriores.
A contribuição responde ao apelo do Secretário-Geral da ONU, António Guterres, para ajudar a população devido à catástrofe humanitária que se vive naquele território palestino e está alinhada com a Política Externa Feminista", disse a chanceler interina, Gloria de la Fonte.
A doação, proveniente do Fundo Chile contra a Fome e a Pobreza, será canalizada através do Fundo de População das Nações Unidas.
Esta ajuda vem juntar-se a outra prestada em Outubro aos refugiados palestinos.
Quase três meses de bombardeios e ataques israelenses contra a Faixa de Gaza deixaram mais de 22 mil pessoas mortas e 57 mil feridas, enquanto quase dois milhões tiveram de abandonar as suas casas e os residentes sofreram com a escassez de água, alimentos e medicamentos, eletricidade e combustível.
O presidente chileno, Gabriel Boric, condenou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e seu governo pelo assassinato de crianças em Gaza.
“Brutalidade desumana por parte de Netanyahu e do seu governo”, escreveu Boric nas redes sociais, depois de tomar conhecimento de um relatório da ONU segundo o qual morreram mais menores naquele território palestiniano do que em qualquer outra guerra num ano.
Em Outubro, o presidente convocou o seu embaixador em Israel, Jorge Carvajal, para consultas à luz das violações inaceitáveis do direito internacional humanitário cometidas por Tel Aviv.
Boric participou na tradicional cerimónia de Natal da comunidade palestina, onde foi prestada homenagem às vítimas dos ataques israelenses.
O Chile abriga a maior diáspora palestina do mundo, fora das nações árabes, estimada em pouco mais de meio milhão de pessoas.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: