HOME > América Latina

Chile: tribunal revoga decisão contra Daniel Jadue mas o mantém em prisão domiciliar

Líder comunista chileno ficou 90 dias preso por suposto caso de corrupção, embora sua defesa alegue inocência e afirme que ele é vítima de lawfare

Daniel Jadue (Foto: Partido Comunista de Chile)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Opera Mundi - O 3º Tribunal de Garantias de Santiago anunciou nesta segunda-feira (02/09) a revogação da prisão preventiva que havia sido decretada contra o político comunista chileno Daniel Jadue, ex-prefeito da comuna de Recoleta, na Região Metropolitana de Santiago do Chile.

A decisão judicial atende ao pedido da defesa de Jadue, no entanto, anunciou que ele deve ser mantido em prisão domiciliar e proibição de deixar o país.

Segundo o advogado de Jadue, Juan Carlos Manríquez, comemorou a decisão e afirmou que “o mais importante agora é mostrar que o Tribunal entendeu, a partir das novas evidências que apresentamos, que ele (Jadue) é inocente, que não há nenhuma possibilidade de que ele seja ligado a qualquer tipo de corrupção, e que as declarações dos seus acusadores são inconsistentes, quem diz ter sido prejudicado nunca foi realmente”. 

Jadue foi acusado de suborno, administração desleal e fraude contábil durante sua gestão na pandemia, quando esteve à frente da Associação Chilena de Municípios com Farmácias Populares (Achifarp) e promoveu uma iniciativa inovadora que consistia no oferecimento de medicamentos de baixo custo em redes comerciais.

A juíza Paulina Moya, que emitiu a ordem de prisão conforme solicitado pelo Ministério Público, avaliou que a liberdade de Jadue seria “perigosa para a segurança da sociedade”.

Por outro lado, a defesa do líder comunista afirma que o processo contra ele se trata de um caso de lawfare, por seu potencial como possível candidato presidencial do Partido Comunista e por sua política ter prejudicado os interesses das grandes redes de farmácia do país, que já foram condenadas por diversas vezes em casos onde se descobriu esquemas de colusão de preços.

“Julgam-me por nossa gestão transformadora. (…) Vamos recorrer desta medida desproporcional!”, afirmou Jadue nas redes sociais, logo após a prisão.

Apesar de Partido Comunista do Chile integrar a coalizão que sustenta o governo de Gabriel Boric, o ex-prefeito é um forte crítico do presidente. Ambos se enfrentaram nas eleições primárias em julho de 2021, em disputa que terminou com vitória de Boric.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados