China inaugura megaporto no Peru
Estima-se que em seu primeiro ano de operação, Chancay movimentará um milhão de contêineres
247 - O presidente da China, Xi Jinping, inaugurou virtualmente nesta quinta-feira (14), o megaporto de Chancay, localizado ao norte de Lima, capital peruana. Da sede do governo peruano, Xi e a presidente Dina Boluarte testemunharam o início operacional da primeira fase deste terminal marítimo através de um telão gigante, informa a Telesur..
China e Peru consolidarão a Iniciativa do Cinturão e Rota com o porto de Chancay
Este projeto, financiado por Pequim, é o primeiro do gênero na América do Sul e busca fortalecer o intercâmbio comercial entre as duas regiões.
“Devemos colaborar na construção, gestão e operação eficaz do porto de Chancay, contribuindo significativamente para a conectividade entre a América do Sul e a China”, enfatizou o presidente chinês.
Com o lema “De Chancay a Xangai”, o novo porto, localizado a cerca de 80 quilômetros de Lima, iniciou a construção em 2021 e terá inicialmente quatro cais. O plano final inclui um total de 15 cais e um investimento estimado de 3,5 bilhões de dólares.
O governo chinês prevê que esta infraestrutura lhe permitirá receber recursos naturais como cobre, soja e lítio, um mineral crucial para a transição energética. Além disso, facilitará um aumento na chegada de produtos chineses à América do Sul, onde a influência de Pequim continua a crescer em comparação com um passado dominado pelos Estados Unidos.
“Além de ser um porto de águas profundas, este é o primeiro porto inteligente e sustentável da região”, sublinhou Xi.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: