Com Petro, Lula diz que América do Sul "nunca esteve tão separada quanto agora"
Presidente brasileiro defendeu a criação de um banco de desenvolvimento regional: "quanto mais fortes estivermos, mais seremos respeitados pelos Estados Unidos, UE, Rússia e China"
(Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou sua frustração com os problemas de integração na América do Sul durante discurso a empresários em Bogotá, afirmando que um dos seus principais objetivos neste terceiro mandato é recuperar a relação entre os países.
"Nunca estivemos tão separados como agora", reclamou Lula no encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Colômbia. "Precisamos assumir a responsabilidade de decidir que América do Sul queremos e que integração queremos."
O presidente defendeu, por exemplo, a criação de um banco de desenvolvimento regional, proposta que nunca saiu da teoria.
"Quanto mais fortes estivermos, mais seremos respeitados pelos Estados Unidos, a União Europeia, a Rússia, a China", defendeu, acrescentando que vários países na região voltaram a achar que precisam estar próximos dos EUA para crescer, em vez de se voltar para a região.
"Não é possível que não tenhamos uma Holanda, uma Finlândia... somos todos pobres."
Lula pediu ainda aos empresários que trabalhem em conjunto para integrar as cadeias produtoras, e que os dois governos se juntem para retirar as barreiras comerciais hoje existentes entre os dois países.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: