Díaz-Canel viaja à Rússia em visita de trabalho
O presidente cubano participará do Conselho Supremo da União Econômica Euroasiática
247 - A Presidência de Cuba anunciou que o chefe de Estado cubano, Miguel Díaz-Canel, partiu rumo à Rússia em visita de trabalho para dialogar sobre as prioridades da agenda bilateral entre os dois países, informa a Telesur.
Através de sua conta X, o presidente Díaz-Canel informou que participará do Conselho Supremo da União Econômica Euroasiática, uma organização formada em 2000 por cinco ex-repúblicas soviéticas, da qual Cuba é observadora.
A visita do chefe de Estado cubano ocorrerá no contexto do 64º aniversário do restabelecimento das relações bilaterais e dos 79 anos da vitória soviética na Grande Guerra Patriótica.
As relações entre Havana e Moscou foram revitalizadas desde novembro de 2022, quando o presidente cubano se reuniu na capital russa com Vladimir Putin.
Desde então, altos funcionários e delegações têm feito visitas mútuas. Em fevereiro, o chanceler Sergei Lavrov esteve em Havana pela segunda vez em menos de um ano.
No contexto da retomada das relações, ambos os países assinaram no ano passado uma dezena de acordos em diferentes setores.
O comércio bilateral aumentou nove vezes em 2023 em comparação com 2022, quando o intercâmbio foi de 450 milhões de dólares, segundo dados oficiais russos.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: