TV 247 logo
    HOME > América Latina

    Edmundo González se exibe como presidente e diz que tomará posse após retornar à Venezuela

    Após posse de Maduro, ex-candidato venezuelano disse que "ordenou" aos militares que não obedeçam ao presidente

    Edmundo González em pronunciamento nas redes sociais - 10/01/2025 (Foto: Reprodução/Vídeo/X)
    Leonardo Sobreira avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - O ex-candidato presidencial venezuelano Edmundo González publicou nesta sexta-feira (10) um vídeo em suas redes sociais em que se apresentou como "Presidente da República Bolivariana da Venezuela" e reiterou sua promessa de tomar posse, sem dar muitos detalhes. O presidente do país, Nicolás Maduro, tomou posse para um novo mandato também nesta sexta-feira. 

    "Sigo trabalhando nas condições para ingressar na Venezuela e assumir, como manda a Constituição", disse González no vídeo publicado na plataforma X.

    No pronunciamento, González disse que venceu as eleições presidenciais e acusou o presidente Nicolás Maduro de liderar um "golpe de Estado". 

    Ele também afirmou estar "muito perto" da Venezuela e que está "pronto" para assumir. "Estamos coordenando todos os fatores indispensáveis para garantir o retorno à liberdade", disse. 

    O opositor também elogiou o reconhecimento que recebeu de Israel, e afirmou que "ordenou" ao comando militar que permita sua posse e não reconheça as ordens de Maduro. 

    Apesar das promessas, González é alvo de um mandado pendente por conspiração e uma recompensa de 100 mil dólares por informações que levem a sua prisão.

    Maduro assumiu nesta sexta-feira o cargo de presidente da Venezuela para o período de 2025 a 2031. Ele prestou juramento sobre a constituição do país na Assembleia Nacional. 

    Em um processo eleitoral que foi contestado pelo Brasil, os venezuelanos votaram para presidente em 28 de julho do ano passado. Maduro foi declarado vencedor com mais de 51% dos votos pelas autoridades judiciárias do país. 

    A oposição, no entanto, alegou uma vitória esmagadora, citando as atas eleitorais que receberam de seções de votação em todo o país. Isso levou a grandes protestos de grupos oposicionistas. Desde então, várias milhares de pessoas foram presas sob acusações de danos à infraestrutura estatal, incitação ao ódio e terrorismo.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados