Equador anuncia fim dos cortes de energia
Perdas na economia equatoriana são estimadas em cerca de 7,5 bilhões de dólares
247 - O governo do Equador deixará de racionar os serviços de energia elétrica pouco antes das festas de fim de ano, anunciou nesta terça-feira (10) o presidente Daniel Noboa, que foi fortemente criticado pelos cortes de luz ao longo de três meses, informou a AP.
Em comunicado, o presidente culpa a corrupção no setor pelos apagões, que se tornaram frequentes. "A partir de 20 de dezembro não haverá cortes em todo o país. Esta decisão se baseia na recuperação da capacidade instalada, que por 10 anos foi irresponsavelmente negligenciada", afirma o mandatário no documento divulgado por meio de sua rede social X.
Desde 2023, os cortes no fornecimento de eletricidade começaram devido a um déficit estimado de 1.080 megawatts. A situação foi atribuída ao pior período de estiagem, ao não cumprimento do plano de desenvolvimento do setor para aumentar a capacidade de geração, à falta de manutenção das termelétricas, ao aumento do consumo e à corrupção.
As perdas na economia nacional nos setores industrial e comercial do Equador, durante dois meses desde a intensificação dos apagões neste ano, são estimadas em cerca de 7,5 bilhões de dólares, segundo declarações de Mónica Heller, presidente da Câmara de Comércio de Quito, à imprensa local.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: