Evo Morales rejeita decisão da Justiça boliviana sobre retirada de sua candidatura
O ex-presidente afirma que a democracia da Bolívia está se deteriorando
247 - O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, rejeitou nesta sexta-feira (15), a decisão do Tribunal Constitucional que o afasta da liderança do Movimento ao Socialismo, informa a Telesur.
Nesse contexto, Evo Morales convocou para a próxima semana um encontro nacional com deputados nacionais e departamentais, prefeitos e vereadores, com as lideranças do MAS para definir o futuro do partido.
Da mesma forma, apelou à manutenção da unidade para proteger o que foi conquistado, defender o que foi construído e aprofundar o que foi avançado. “Unidade para cuidar uns dos outros, para sustentar uns aos outros na adversidade e na alegria”, acrescentou.
Da mesma forma, acrescentou que “a unidade sempre foi uma garantia da vitória e a nossa vitória final é uma questão de tempo”.
Por outro lado, em mensagem publicada quinta-feira, Morales previu que na mesma lógica do lawfare aplicado no Equador, o Governo de Luis Arce desferirá um golpe na revolução e no processo de mudança, pressionando a Câmara Constitucional IV para que lhe dê a sigla do MAS através de sentença inconstitucional, ilegal e ilegítima.
“Como pode uma decisão judicial acabar por resolver algo que corresponde à decisão democrática dos membros do partido”, disse, questionando se o governo já não precisa dos outros poderes do Estado, avaliando que “esse é o nível de deterioração da situação”. democracia na Bolívia.”
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: