Governo Lula avalia que ganhou aliado de peso no Mercosul com eleição de Yamandú Orsi no Uruguai
Segundo aliados do presidente, o Brasil ganhou um aliado no embate contra o presidente da Argentina, Javier Milei
247 - O governo do presidente Lula (PT) avalia que a vitória do candidato da Frente Amplia, Yamandú Orsi, nas eleições presidenciais do Uruguai neste domingo (24) é um ponto para o Brasil no embate contra o presidente da Argentina, Javier Milei, informa O Globo. Segundo aliados de Lula, o país ganhou um aliado de peso no Mercosul.
A expectativa é de que Orsi compartilhe com Lula visões comuns em áreas como políticas sociais e direitos humanos, pontos conflitantes em relação com Milei. Com isso, o presidente argentino deve ficar cada vez mais isolado dentro da América Latina. Orsi tomará posse em 1º de março de 2025, marcando a volta da esquerda ao poder no país vizinho.
Além da convergência na área social, o Uruguai deve voltar a ser um parceiro do Brasil na proposta de manter negociações com parceiros fora do Mercosul em conjunto, e não separadamente, como defende o atual presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou. Pou vem insistindo em um acordo de livre comércio entre seu país e a China, o que não é consenso dentro do bloco.
Na próxima semana, Lula estará em Montevidéu para a reunião de presidentes do Mercosul, e existe a possibilidade de uma reunião bilateral com Orsi. Na noite de domingo, o presidente parabenizou o candidato da Frente Ampla pela vitória nas eleições. “Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional”, afirmou.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: