Gustavo Petro proíbe exportação de carvão colombiano para Israel, 'utilizado nas bombas para matar as crianças da Palestina'
Presidente colombiano emitiu um decreto após novos massacres na Faixa de Gaza cometidos por Israel
247 - A Colômbia proibiu as exportações de carvão para Israel por meio de um decreto presidencial, em uma medida que busca evitar o uso de recursos colombianos no aparato militar israelense, enquanto o país do Oriente Médio é acusado por Bogotá de cometer genocídio contra o povo palestino.
“As exportações de carvão para o Estado de Israel foram proibidas”, diz o decreto divulgado no último domingo (18), conforme citado pela agência Sputnik.
Os planos foram anunciados pelo presidente colombiano, Gustavo Petro, em junho. O mandatário explicou a sua decisão em postagem na rede social X (antigo Twitter): "Com carvão colombiano fazem bombas para matar as crianças da Palestina".
Israel lançou a guerra contra a Faixa de Gaza em 7 de outubro, após grupos militantes palestinos realizarem uma operação de retaliação contra a ocupação. As autoridades israelenses dizem que cerca de 1.200 pessoas foram mortas durante o ataque transfronteiriço.
Concomitantemente à guerra, o governo de extrema-direita de Benjamin Netanyahu vem impondo um cerco quase total ao território costeiro, o que reduziu drasticamente o fluxo de alimentos, medicamentos, eletricidade e água para o território palestino.
Até agora, durante a ofensiva militar, Israel matou pelo menos 40.099 palestinos em Gaza, a maioria mulheres, crianças e adolescentes. Outros 92.609 palestinos também ficaram feridos.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: