Hondurenhos protestam contra denúncia de acordo de extradição com os EUA e vídeo com traficantes
Manifestantes ficaram indignados com um vídeo que mostrava Carlos Zelaya, parente da presidente de Honduras, Xiomara Castro, encontrando-se com traficantes
(Sputnik) – Moradores de Tegucigalpa saíram às ruas neste sábado para protestar contra a denúncia do acordo de extradição com os Estados Unidos, segundo relatos da mídia local.
Indivíduos desconhecidos usaram gás lacrimogêneo contra os manifestantes, informou a emissora HCH na rede social X. Ao mesmo tempo, a polícia do país afirmou que o gás foi usado por alguém na multidão.
"Lamentamos que uma granada de gás lacrimogêneo tenha sido detectada durante a manifestação, possivelmente usada pelos manifestantes para culpar a Polícia Nacional. Reiteramos que, há mais de dois anos, a Polícia Nacional confiscou e armazenou todas as granadas de gás lacrimogêneo... e nenhum oficial está autorizado a portá-las ou usá-las", declarou a polícia no X.
Enquanto isso, a Rádio América relatou que os manifestantes ficaram indignados com um vídeo que mostrava Carlos Zelaya, parente da presidente de Honduras, Xiomara Castro, encontrando-se com traficantes de drogas, exigindo a renúncia da presidente.
No final de agosto, Castro anunciou que seu governo estava encerrando o tratado de extradição com os EUA em resposta ao intervencionismo inaceitável e às tentativas de ditar a política do país. As declarações de Castro vieram após a embaixadora dos EUA em Tegucigalpa, Laura Dogu, expressar preocupação com uma reunião entre altos funcionários hondurenhos e o ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino López, que meios de comunicação ocidentais rotularam de "traficante de drogas".
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: