Incêndios e roubos de urnas: incidentes de grupos armados marcam eleição no México
Processo eleitoral deste domingo (2) elegerá mais de 20 mil cargos. Incidentes foram registrados em todo o território
Opera Mundi - A jornada eleitoral que começou às 8h neste domingo em todo o território mexicano foi marcada por ataques de grupos armados em alguns pontos do país, incluindo o Distrito Federal, a Cidade do México. Dado que a votação é realizada em papel no país, diversos desses ataques incluíram incêndio com coquetéis molotov para interferir no processo eleitoral, especialmente em locais dominados pelo narcotráfico.
Logo nas primeiras horas da manhã, foram denunciadas tentativas de queimar urnas em pelo menos quatro locais de votação em Querétaro, estado no centro do país. No município Primaria Bicentenario, um grupo de homens ingressou a uma escola, onde se situava um local de votação, e jogaram um líquido inflamável para vandalizar as urnas.
No entanto, com os gritos e denúncias, o grupo não chegou a concluir sua intenção: pularam o muro e tentaram fugir de moto. Foi o caso que mais circulou nas redes sociais, dado o impedimento de fuga por parte do grupo encapuzado, por um motorista que os interceptou com seu carro.
Em outros casos, a intenção de vandalizar as urnas se concretizou. Foi o que aconteceu nos municípios de Santa Fe Juriquilla, em Mauricio Kuri e em Constituyentes.
Leia a resportagem completa no Opera Mundi.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: