TV 247 logo
    HOME > América Latina

    Itamaraty diz que apagões em Cuba são agravados por bloqueio dos EUA

    Ministério das Relações Exteriores afirma que bloqueio “penaliza o povo cubano”

    Brasil e Cuba (Foto: Divulgação)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    Sputnik - Nos últimos dias, Cuba viveu um apagão quase total em meio à chegada do furacão Oscar, com ventos de até 130 km/h no país. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil manifestou solidariedade ao governo cubano.

    O Itamaraty emitiu nota nesta terça-feira (22) sobre a emergência energética vivida em Cuba nos últimos dias. Além de declarar que acompanha a situação com preocupação, o governo brasileiro ainda manifestou solidariedade à população. Conforme a nota, a falta de energia tem como uma das causas o embargo econômico imposto pelos Estados Unidos há seis décadas.

    "A situação é agravada pelo embargo econômico imposto pelos Estados Unidos, que há seis décadas penaliza diretamente o povo cubano, e pela manutenção de Cuba em sua lista unilateral de Estados patrocinadores do terrorismo, da qual derivam pesadas e injustificadas sanções", enfatizou o Itamaraty em nota.

    O Brasil também falou sobre os danos provocados pelo furacão Oscar no país. "A recente passagem, pela região oriental de Cuba, do furacão Oscar, que causou perda de vidas humanas e destruição significativa, impõe dificuldades adicionais a Cuba. O Brasil manifesta condolências ao povo e ao governo cubanos, em particular às famílias das vítimas", acrescenta.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados