Julgamento do impeachment de Lasso avança no Equador
Parlamento equatoriano iniciou o julgamento na terça-feira (16)
247 - A sessão do parlamento equatoriano de julgamento do impeachment do presidente da República, Guilherme Lasso, avançou nesta terça-feira (16), informa a Telesur.
Após a apresentação da acusação formal contra Lasso, ele subiu à tribuna para apresentar sua defesa na qual se declarou inocente.
"Eles demonstraram uma inventividade sem igual, ampliaram os limites da imaginação humana, criaram uma situação fictícia", diz o presidente Guillermo Lasso, referindo-se aos seus interpelantes, em meio ao processo de impeachment contra ele.
No entanto, os deputados questionadores, Viviana Veloz (UNES) e Esteban Torres (PSC), apresentaram os fundamentos das provas solicitadas e tramitaram na Comissão de Fiscalização.
Lasso incorreu em um suposto peculato por ter conhecimento de supostas irregularidades em um contrato assinado pela empresa estatal Flota Petrolera del Ecuador (Flopec) e a empresa privada Amazonas Tanker e não ter agido para evitar maiores danos ao Estado, indicaram.
Veloz aponta que o presidente sabia da nomeação de Oswaldo Rosero à frente da Flopec e que permitia a corrupção.
Ao final de seu discurso, Veloz apresentou sua moção pelo afastamento de Lasso. Terminou dizendo que a sanção contra o presidente não deveria ser apenas política, mas que deveria haver uma sentença para que ele fosse preso.
Nesta quarta-feira, deve ser aberto o debate entre os membros do parlamento. A votação terá lugar 72 horas após o término do debate, que vai durar alguns dias.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: