Lula passeia de Fusca com Pepe Mujica no Uruguai
"Dois amigos, dois lutadores da nossa América Latina", disse o ex-presidente uruguaio
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) postou no Twitter uma foto em que ele e o ex-presidente uruguaio José Mujica estão dentro de um Fusca. "Entra no carro, vamos..." escreveu o petista na rede social.
O chefe do Executivo brasileiro fez uma visita a Mujica na chácara do uruguaio, localizada próximo à capital Montevidéu. "Dois amigos, dois lutadores da nossa América Latina", disse Mujica no Instagram.
>>> Tropa de Choque da PM facilitou invasão ao STF, mostram novos vídeos
As postagens de Lula e Mujica representaram uma tentativa de mais aproximação do governo brasileiro com países da América do Sul.
Nos últimos anos, a relação do Brasil com países como Argentina, Chile e Venezuela foi prejudicada pelo governo Jair Bolsonaro, que, alinhado aos interesses do governo Donald Trump, nos Estados Unidos, não aceitava os governos de esquerda.
>>> Lula diz que 'golpista Temer' e Bolsonaro destruíram em sete anos o que o PT construiu em 13
A visita de Lula ao Uruguai também ocorreu em um contexto no qual a moeda comum para as nações atino-americanas ou entre alguns países do continente teve repercussão na imprensa mundial e nas redes sociais. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, por exemplo, afirmou que a moeda única será discutida no final de agosto entre os países membros do BRICS. Além do governo russo, o grupo é formado por outras quatro nações - África do Sul, Brasil, China e Índia.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também foi ao país vizinho e esclareceu que os dois governos não estão discutindo uma moeda única, como é o caso do euro. "Estamos defendendo uma nova engenharia, que não seja o pagamento em moedas locais, mas que não chegue ao estágio de unificação monetária", disse o titular da pasta.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: