Lula se reúne com Gabriel Boric no Palácio de La Moneda
O encontro deve ter como tema central a relação comercial entre os dois países e a cooperação em diferentes áreas
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta segunda-feira (5) com o presidente do Chile, Gabriel Boric, no Palácio de La Moneda, sede do Executivo do país. O encontro deve ter como tema central a relação comercial entre os dois países e a cooperação em áreas como a transição energética, inovação, saúde e cultura. Os presidentes também participam do encerramento de um fórum empresarial promovido pelo Itamaraty.
Segundo diplomatas brasileiros ouvidos pelo G1, a crise na Venezuela não está no centro das discussões entre os governos. Lula e Boric adotaram posições diferentes em relação às eleições do país vizinho. O presidente chileno disse que é “difícil acreditar” no pleito, o que fez com que Nicolás Maduro anunciasse a expulsão dos diplomatas chilenos da Venezuela. Já o Brasil adotou uma postura mais comedida e tenta mediar uma solução com conjunto com Colômbia e México.
Os presidentes deverão falar sobre o tema Venezuela em um encontro privado, sem a presença de ministros, ao longo do dia. A viagem de Lula ao Chile estava prevista para acontecer em maio, mas foi adiada em razão das enchentes no Rio Grande do Sul. Segundo o Itamaraty, o Brasil é o maior investidor latino-americano no país, como um intercâmbio comercial que alcançou US$ 12,3 bilhões em 2023.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: