Maduro e Petro se encontram em Caracas para fortalecer relação que evolui e progride
Avançar na economia, no comércio e na paz foi o ânimo dos entendimentos entre os dois presidentes sul-americanos
247 - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, recebeu nesta terça-feira (9) seu homólogo da Colômbia, Gustavo Petro, para discutir temas de interesse mútuo e fortalecer os laços bilaterais, informa a Telesur.
O encontro ocorreu no Palácio de Miraflores, sede do Governo, localizado em Caracas (capital), onde participaram delegações de ambos os países.
Após o término da reunião, os dois presidentes falaram à imprensa para informar sobre vários pontos discutidos em relação à relação bilateral.
O presidente Maduro agradeceu ao seu colega pela "boa reunião que tivemos", que foi propícia para revisar "como evolui, progride, a relação entre Venezuela e Colômbia, e as novas oportunidades que se abrem em todos os campos de transporte, comércio, economia, energias alternativas, energias tradicionais, investimentos conjuntos e os projetos que devem seguir o caminho do encontro e reencontro permanente" entre os dois países.
"Devemos aprofundar os passos da integração e, além disso, como conversamos, da união. Também tivemos uma visão comum sobre os conflitos que existem no continente, a reunião da Celac hoje, o conflito na Palestina, todos os temas das ameaças de violência e guerra no mundo, e a necessidade de preservar com cuidado, com bons ofícios, com bons esforços conjuntos, a paz em nossa região, na América do Sul," declarou.
Além disso, reafirmou que a Venezuela sempre estará pronta e à disposição para "ajudar além do que for possível" a construir a paz na Colômbia.
"A paz na Colômbia é a paz da Venezuela e, também, a paz e estabilidade da Venezuela, tanto política, econômica, quanto social, é a tranquilidade e paz da Colômbia," enfatizou.
Por sua vez, o presidente Petro destacou que existe uma agenda comum "em torno de projetos concretos de integração latino-americana".
"Falamos sobre temas que têm a ver com política, sem dúvida, paz política e paz militar. A Venezuela pode nos ajudar muito e o tem feito ao longo dos anos, em governos anteriores ao meu, no tema dos conflitos armados," detalhou Petro.
Em relação ao tema da segurança, o presidente colombiano falou sobre "um acordo em torno do desmantelamento de gangues, a possibilidade de não usar criptomoedas como mecanismo de lavagem de dinheiro; o combate conjunto às máfias de economias ilícitas (...) Nestes temas, assegurar que a América do Sul se proteja da barbárie, da violência que começa a pulular no mundo, e em nosso próprio continente, é um objetivo comum que deve ser preservado."
O chanceler venezuelano Iván Gil publicou um comunicado conjunto sobre o encontro entre ambos os presidentes, indicando que "revisaram detalhadamente os principais aspectos da relação bilateral e trocaram visões sobre as necessidades de ação conjunta diante dos desafios mais importantes da geopolítica mundial e regional."
Na véspera, durante seu programa Con Maduro +, o presidente venezuelano anunciou a visita de seu colega Petro e destacou que da Colômbia "não nos separará ninguém" e que ambas as nações têm grandes objetivos a cumprir.
"Avançar na economia, no comércio e na Paz. Há muitas coisas para aprofundar: projetos de energia, gás, petróleo, segurança fronteiriça, entre outros temas e pontos em comum que estão acima das diferenças," manifestou na ocasião.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: