TV 247 logo
    HOME > América Latina

    Maduro está confiante na vitória enquanto venezuelanos esperam resultados eleitorais

    A equipe de Maduro declarou vitória na eleição presidencial venezuelana, e está aguardando dados oficiais

    Venezuela (Foto: Reuters)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - Os venezuelanos aguardavam os resultados na noite de domingo, na eleição mais importante em um quarto de século de governo do partido socialista, com o presidente Nicolás Maduro confiante na vitória chavista, mesmo com a oposição atraindo apoio e alertando sobre possíveis irregularidades. 

    O procurador-geral, Tarek Saab, disse na noite deste domingo (28) que não antecipava qualquer violência e que, exceto por alguns incidentes isolados, a votação tinha sido pacífica.

    Ele esperava resultados na noite de domingo, acrescentou.

    Desde as 6h da manhã (horário local) de domingo, os venezuelanos participaram da eleição presidencial, onde nove candidatos da oposição e o atual presidente Nicolás Maduro disputavam o cargo de líder do país. As seções eleitorais começaram a fechar às 18h. O CNE disse que as seções eleitorais com filas de eleitores no momento do fechamento oficial continuariam a operar até o último visitante.

    O primeiro boletim com os resultados preliminares da votação será publicado pelo CNE na madrugada de segunda-feira, após os resultados contados se tornarem "irreversíveis". Segundo as pesquisas pré-eleitorais, dos dez candidatos ao cargo de chefe de Estado, os únicos com chances reais de serem eleitos são Maduro, que busca a reeleição pela segunda vez, e o representante da coalizão Plataforma Unida Democrática (PUD), o ex-diplomata Edmundo Gonzalez Urrutia.

    O vencedor das eleições presidenciais na Venezuela tomará posse em 10 de janeiro de 2025, e seu mandato será de seis anos.

    Maduro disse que, se retornasse ao poder, garantiria paz e crescimento econômico, tornando a Venezuela menos dependente da renda do petróleo.

    González representa María Corina Machado,  que foi impedida de concorrer ao pleito devido a irregularidades eleitorais. Seu plano de governo busca principalmente abrir o mercado venezuelano para o investimento privado e estrangeiro. (Com agências).

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados