TV 247 logo
    HOME > América Latina

    Maduro repudia decisão dos EUA de confiscar empresa venezuelana Citgo

    Presidente da Venezuela diz que EUA praticaram um roubo contra o país

    Nicolás Maduro (Foto: Presidência venezuelana)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, repudiou nesta segunda-feira a decisão do Governo dos Estados Unidos (EUA) sobre a entrega da empresa Citgo, subsidiária da estatal petrolífera PDVSA, a um setor da oposição, descrevendo a resolução como "um roubo descarado".

    "Rejeitamos e repudiamos com indignação o roubo da empresa Citgo pelo governo dos Estados Unidos e pela Plataforma Unitária da Venezuela", afirmou o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, que classificou a decisão como uma zombaria e um tapa na cara da Conferência Internacional realizada em Bogotá.

    "Hoje o governo dos EUA emitiu uma resolução entregando a empresa venezuelana Citgo a algumas pessoas da oposição da Plataforma Unitária da Venezuela (...) Uma resolução indigna, que é uma mensagem direta de rendição. Eles decidiram entregar a Citgo a um grupo de desconhecidos", declarou no marco da marcha pelo Dia Internacional dos Trabalhadores.

    O presidente enfatizou que esta resolução entrega a norte-americana Citgo Petroleum Corporation à "mesa diretora da última Assembleia Nacional, que não existe mais na Venezuela, pessoas que nenhum de nós conhece, que vivem no exterior".

    "O governo dos Estados Unidos faz uma resolução entregando a Citgo para vendê-la e fazer o que quiser", disse.

    Além disso, fez referência à Conferência Internacional sobre a Venezuela realizada na capital colombiana, Bogotá, em 25 de abril, lembrando que os representantes dos países participantes pediram o levantamento das medidas coercitivas contra o país sul-americano.

    O Chefe de Estado expressou, em nome de todo o povo venezuelano, que rechaça e repudia “indignado o roubo da empresa Citgo pelo Governo dos Estados Unidos e pela Plataforma Unitária da Venezuela”.

    Ele destacou que a empresa Citgo é avaliada em mais de 8 bilhões de dólares e tem  mais de 10.000 bombas de gasolina nos EUA "Um roubo descarado de uma empresa que dá anualmente mais de um bilhão de dólares em lucros, que acumula há pelo menos quatro anos sem entregar lucros ao país com o sequestro de Donald Trump", afirmou.

    Além disso, indicou que o governo dos Estados Unidos tomou esta decisão condenável contra o povo e a soberania da Venezuela. "É a batalha que devemos travar pela verdade. Cúmplices, toda essa oposição é cúmplice do saque e roubo de propriedades venezuelanas", afirmou.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: