Mercosul e Cingapura firmam tratado de livre comércio após 12 anos sem novos acordos
Especificamente para o Brasil, Cingapura foi o sétimo principal destino das exportações em 2022
247 - Durante a LXIII Cúpula do Mercosul, realizada nesta quinta-feira (7), foi oficialmente assinado um Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e Cingapura. Este acordo, o primeiro do tipo com um parceiro da região da Ásia-Pacífico, foi concluído durante a presidência pro tempore do Brasil no bloco, marcando um momento histórico para as negociações comerciais extrarregionais do Mercosul.
O acordo, que vem após um hiato de 12 anos sem acordos semelhantes assinados pelo bloco, visa abrir novas oportunidades comerciais e de investimentos, respeitando ao mesmo tempo as políticas de interesse público. O documento abrange uma série de áreas, incluindo comércio de bens e serviços, investimentos, suporte a micro e pequenas empresas, compras governamentais, propriedade intelectual e medidas sanitárias e fitossanitárias.
Cingapura destaca-se como um parceiro comercial e de investimentos crucial para o Mercosul. Em 2022, a corrente de comércio entre o Mercosul e Cingapura atingiu aproximadamente US$ 10 bilhões. Especificamente para o Brasil, Cingapura foi o sétimo principal destino das exportações brasileiras em 2022, com um total aproximado de US$ 8,4 bilhões, tornando-se o segundo maior mercado de exportações do Brasil na Ásia, atrás apenas da China. Além disso, em 2021, Cingapura ocupou a 12ª posição como fonte de investimento estrangeiro direto no Brasil.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: