Opositores e governo de Honduras chegam a acordo para resolver crise na Assembleia Nacional
"Este acordo está focado em buscar estabilidade no Congresso", disse o ex-presidente e coordenador geral do Partido Libre Manuel Zelaya
TeleSur - O coordenador geral do Partido Libre e ex-presidente de Honduras, Manuel Zelaya, confirmou nesta segunda-feira a assinatura de um acordo para acabar com a crise na Assembleia Nacional com um grupo de deputados a favor da estabilidade do país centro-americano.
"O que foi assinado é o que foi acordado, os deputados que ingressarem no processo serão tratados em igualdade de condições e todos terão a oportunidade de ingressar no Executivo", informou Zelaya.
Da mesma forma, o coordenador do partido no poder e também o ex-presidente de Honduras afirmou que as diferenças foram resolvidas por meio do diálogo pacífico. "Este acordo está focado em buscar a estabilidade no Congresso (...) o acordo beneficia a maioria da cidade", disse.
“Devemos lembrar que as finanças do Estado estão quebradas, precisamos nos unir e fazer acordos com os bancos porque aí está o dinheiro para o desenvolvimento do país”, enfatizou Zelaya.
Aludindo a profundas reformas constitucionais, Zelaya explicou que uma Assembleia Nacional Constituinte faz parte de um pacto social, mas no momento não há ambiente para realizá-lo.
Com a assinatura do pacto, o deputado dissidente Jorge Cálix deixa a presidência do Legislativo e retoma as sessões atualmente presididas pelo deputado Luís Redondo, ao mesmo tempo que os deputados dissidentes retomam a organização política do Partido Libre.
"Dou um passo para o lado nas minhas pretensões e prometo participar das reuniões dos deputados, entrando como mais um deputado", disse Cálix.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: