TV 247 logo
    HOME > América Latina

    Partido Morena e seus aliados estão perto de conquistar maioria qualificada no Congresso mexicano

    Vitória do partido de Obrador e Sheinbaum está confirmada na Câmara dos Deputados e pode se repetir no Senado

    Projeções a partir dos primeiros resultados eleitorais no México dão maioria qualificada ao Morena (Foto: INE México/Telesur)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - A aliança governista alcança um total de deputados entre 346 e 380 cadeiras. A cifra mais conservadora para o Senado, entre 76 e 88, lhe concede a maioria absoluta. 

    Entre os mais de 20.000 cargos em disputa eleitoral, os mexicanos votaram neste domingo por 628 legisladores que compõem o Congresso da União. Na Câmara dos Deputados, deram a maioria qualificada a Morena e seus aliados com entre 346 e 380 cadeiras, segundo dados da contagem rápida do Instituto Nacional Eleitoral (INE). Este resultado lhes abre a porta para reformar a Constituição, um dos grandes desejos do partido para esta eleição. No Senado, os dados mais conservadores da faixa preliminar, entre 76 e 88 vagas, lhes concedem maioria absoluta, mas não qualificada, de modo que Morena teria que negociar na câmara alta para aprovar as reformas constitucionais, destaca reportagem do El País.

    A contagem rápida, conforme reportado pelo INE à meia-noite, mostra uma vitória para os partidos que formam o bloco "Sigamos Haciendo Historia": o governista Morena, com entre 233 e 251 deputados, e seus aliados Partido Verde (PV) com entre 67 e 77 e Partido do Trabalho (PT) com entre 46 e 52. Mesmo com a estimativa mais conservadora, a coalizão obteve uma maioria qualificada de 334 cadeiras.

    No Senado, a estimativa mais baixa poderia implicar apenas uma maioria absoluta, não qualificada. Morena conseguiu entre 57 e 60 cadeiras, o PT entre 9 e 13, e o PV entre 10 e 15. Com isso, o total de cadeiras é de entre 76 e 88 senadores. A maioria qualificada é de 86.

    O bloco opositor "Fuerza y Corazón por México" ganhou entre 94 e 129 cadeiras na Câmara dos Deputados e entre 34 e 43 no Senado. Este é composto pelo Partido Ação Nacional (PAN), que ganhou entre 64 e 80 cadeiras, Partido Revolucionário Institucional (PRI) com entre 30 e 41 e Partido da Revolução Democrática (PRD) com entre 0 e 8. O PAN ganhou entre 19 e 22 cadeiras no Senado, o PRI entre 15 e 18 e o PRD entre 0 e 3. Se estes resultados forem confirmados, o PRD pode perder seu registro como partido político.

    Por sua vez, o partido Movimento Cidadão (MC) ganhou entre 23 e 32 cadeiras na Câmara dos Deputados e entre 4 e 8 no Senado. Estima-se que candidatos independentes tenham recebido apenas entre 0 e 2 cadeiras na Câmara dos Deputados.

    Os resultados definirão o futuro das 20 reformas que López Obrador deixou pendentes no Congresso. 18 delas são constitucionais e abordam um amplo espectro. Incluem desde a proibição do fracking e da mineração a céu aberto até a garantia de que o aumento do salário mínimo não possa ser inferior à inflação. A mais controversa é uma proposta, conhecida como Plano C, que busca reformar o Poder Judiciário de modo que juízes e magistrados possam ser eleitos por voto popular.

    Por meio de sua coalizão, os eleitores impulsionaram a presença de Morena no Congresso, uma vez que atualmente possuem 330 cadeiras na Câmara dos Deputados e 74 no Senado. O PV superou em cadeiras o PAN, considerado a segunda força política do país.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: