TV 247 logo
    HOME > América Latina

    Prefeita mais jovem do Equador é assassinada em meio à luta contra a violência de gangues

    Brigitte Garcia foi encontrada morta junto com Jairo Loor, um assessor, em San Vicente, uma cidade na província de Manabi

    Brigitte García (Foto: @MelaBrigitte/X)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    (Xinhua) -- A prefeita mais jovem do Equador, Brigitte Garcia, foi morta a tiros dentro de um veículo no último domingo (24), de acordo com a Polícia Nacional.

    A prefeita de San Vicente, uma cidade na província de Manabi, no oeste do Equador, foi encontrada morta junto com Jairo Loor, um assessor e diretor de comunicação do governo local.

    "Dentro do carro, evidências balísticas foram coletadas" por peritos forenses, disse a Polícia Nacional, acrescentando que uma investigação estava em andamento para determinar como e por que os assassinatos aconteceram.

    A prefeita, a política mais jovem do país com 27 anos, era membro do Movimento Revolução Cidadã liderado pelo ex-presidente Rafael Correa.

    Os assassinatos ocorrem em um momento em que o Equador está travando uma batalha contra o crime organizado.

    O país declarou estado de emergência e um "conflito armado interno" enquanto tenta desmantelar 22 gangues criminosas identificadas pelo governo como "terroristas" por trás de uma onda de violência sem precedentes.

    Garcia é o segundo oficial assassinado em Manabi nos últimos meses. Em julho de 2023, Agustin Intriago, prefeito de Manta, foi morto enquanto visitava um dos bairros da cidade.

    Os assassinatos têm aumentado no Equador desde que o candidato presidencial Fernando Villavicencio foi morto em um ataque armado em agosto do ano passado, após um comício político na capital Quito.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: