Presidente da Colômbia denuncia tentativa de golpe de Estado
Gustavo Petro diz que acusações do Conselho Nacional Eleitoral constituem uma tentativa de “golpe suave”
247 - O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, denunciou nesta quarta-feira (8) que "um golpe suave começou" contra ele.
Isso ocorre depois que a imprensa confirmou que os magistrados Álvaro Hernán Prada e Benjamín Ortizserán apresentaram oficialmente no Conselho Nacional Eleitoral (CNE) uma acusação por fatos supostamente ocorridos durante a campanha eleitoral, informa a Telesur.
As suspeitas de deficiências na campanha do presidente colombiano — negadas mais de uma vez pelo mandatário — não resultaram em decisões judiciais devido à falta de provas que demonstrem o recebimento por parte de Petro de "fundos ilícitos".
Diante dessas acusações, Petro escreveu nas redes sociais que a acusação representa uma "arbitrariedade". Além disso, afirmou que essas acusações constituem uma "clara ruptura constitucional".
"Convido todas as instâncias do Pacto Histórico para uma reunião imediata e as forças sociais do país a se prepararem contra a tentativa de desrespeitar o voto popular. A democracia está em estado de emergência", enfatizou o chefe de Estado.
Na mesma linha, ele chamou os colombianos progressistas ao redor do mundo para iniciar uma campanha contra o que, em sua opinião, é um golpe de Estado.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: