Presidentes da Venezuela e Guiana já estão em São Vicente e Granadinas para reunião sobre a região de Essequibo
“Venho buscar pela única via que existe, a via do diálogo e da negociação, soluções efetivas”, disse o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro
247 - Os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Guiana, Irfaan Ali, chegaram a São Vicente e Granadinas nesta quinta-feira(14) para uma reunião de cúpula, em meio a intensas tensões relacionadas à disputa pelo território de Essequibo, região que integra a Guiana mas que é reivindicada pela Venezuela.
“Venho buscar pela única via que existe, a via do diálogo e da negociação, soluções efetivas”, disse Maduro à imprensa após ser recebido pelo primeiro-ministro do país caribenho, Ralph Gonsalves, de acordo com o jornal O Globo.
O encontro, promovido pela Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e pela Comunidade do Caribe (CARICOM), visa abordar as crescentes discordâncias entre os dois líderes sobre Essequibo, uma área de 160 mil quilômetros quadrados rica em petróleo e recursos naturais.
A reunião contará com a participação de Celso Amorim, assessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assuntos internacionais, na condição de testemunha confiável. Tanto Amorim como o primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas atuarão apenas como observadores, sem interferir nas decisões.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: