Sheinbaum apresenta plano para tornar o México uma das 10 maiores economias do mundo
Iniciativa ambiciosa busca reduzir importações, fortalecer a produção nacional e combater desigualdades
247 – O governo da presidente mexicana Claudia Sheinbaum apresentou, nesta segunda-feira (13), o esboço do Plano México, uma estratégia de desenvolvimento que visa impulsionar a produção nacional e colocar o país entre as dez maiores economias do mundo. As informações foram divulgadas durante uma entrevista coletiva realizada no Museu Nacional de Antropologia, na Cidade do México, com destaque dado pela agência Sputnik Brasil.
Sheinbaum destacou que a iniciativa busca reduzir a dependência de importações, especialmente da Ásia e da China, ao mesmo tempo em que fortalece a produção doméstica. “Queremos ter mais produção no México, não só para o nosso mercado, mas também para o mercado regional”, afirmou a mandatária. Entre os principais objetivos do plano, estão o aumento da produção nacional para suprir 50% do consumo doméstico, a fabricação de vacinas no país, a redução da pobreza e da desigualdade, além de garantir acesso a financiamento para 30% das pequenas e médias empresas mexicanas.
O secretário de Economia do México, Marcel Ebrard, ressaltou que o plano é fruto de meses de diálogo entre o governo federal, secretários de desenvolvimento econômico dos 32 estados mexicanos e representantes do setor empresarial. “É a carta de navegação do México para a nova era que vamos enfrentar […]. Há incertezas no futuro imediato, mas se formos coesos e tivermos uma liderança nacional como [a que temos], seguiremos em frente”, afirmou Ebrard.
Setores estratégicos e metas de longo prazo
O Plano México se concentra em cinco setores prioritários: bens de consumo, turismo, energia, indústria automobilística e tecnologias da informação. Segundo Altagracia Gómez, coordenadora do Conselho Consultivo para o Desenvolvimento Econômico Regional e Relocalização (CADERR), essas áreas foram escolhidas por seu potencial de crescimento e capacidade de gerar empregos bem remunerados.
Sheinbaum delineou os pilares estratégicos de seu governo, com metas como:
- Desenvolver regionalmente o país a longo prazo;
- Aumentar o conteúdo nacional e regional, com foco na substituição de importações;
- Relançar o programa “Feito no México”;
- Promover a criação de empregos qualificados nos setores de manufatura e serviços;
- Estimular o avanço científico, tecnológico e a inovação.
Embora o plano ainda esteja em fase de finalização, Sheinbaum garantiu que ele será lançado ainda este ano.
A proposta reflete a ambição do governo mexicano de não apenas melhorar a economia nacional, mas também de ampliar sua presença nos mercados regionais e globais. Com um foco claro no fortalecimento da soberania econômica e na inclusão social, o Plano México sinaliza um novo capítulo para a América Latina, colocando o México em posição de liderança no cenário internacional.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: