UE condiciona reconhecimento das eleições na Venezuela à publicação e verificação das atas
Conselho Eleitoral da Venezuela, que deu vitória a Maduro, deve publicar nas próximas horas as atas eleitorais
247 - A União Europeia não irá os resultados da eleição presidencial da Venezuela até que todas as atas das seções eleitorais sejam publicadas e verificadas, disse o chefe de política externa da UE, Josep Borrell, nesta segunda-feira (29).
"A UE apela ao Conselho Eleitoral da Venezuela (CNE) para que exerça a máxima transparência no processo de tabulação dos resultados", disse Borrell em um comunicado.
Borrell disse que a UE pediu às autoridades venezuelanas que garantam a investigação completa e oportuna de quaisquer reclamações e queixas pós-eleitorais.
Ele disse que há relatos confiáveis de que a eleição foi marcada por "inúmeras falhas e irregularidades".
"Obstáculos à participação de candidatos da oposição, deficiências no registro de eleitores e acesso desequilibrado à mídia contribuíram para condições eleitorais desiguais", disse.
Mais cedo nesta segunda-feira, o CNE declarou Maduro como vencedor após o candidato de 61 anos assegurar 51,2% dos votos, com 80% das urnas apuradas.
Posteriormente, o chefe do Ministério Público da Venezuela, Tarek William Saab, afirmou que o CNE deve publicar “nas próximas horas” as atas eleitorais que mostram o resultado de cada uma das mais de 30 mil mesas de votação. (Com agências).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: