Venezuela e Cuba fortalecem relações bilaterais
O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, enviou saudações ao presidente Nicolás Maduro e parabenizou a Venezuela pela organização da ALBA-TCP
247 - O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, recebeu nesta quarta-feira (15) o chanceler da Venezuela, Yván Gil, que está em Havana (capital) em uma visita oficial.
Durante o encontro, o chefe de Estado enviou saudações ao presidente Nicolás Maduro e parabenizou a Venezuela pela organização da cúpula da Alternativa Bolivariana para os Povos de Nossa América - Tratado de Comércio dos Povos (ALBA-TCP), recentemente realizada em Caracas.
Por sua vez, o chanceler do país bolivariano agradeceu o apoio de Cuba à sua nação e transmitiu uma "saudação de afeto e solidariedade" de seu presidente, ao mesmo tempo em que mencionou os desafios que devem ser superados em conjunto, em situações conjunturais e de longo prazo.
Anteriormente, Gil teve um encontro com seu homólogo cubano, Bruno Rodríguez Parrilla, para examinar os acordos de cooperação e alianças estratégicas entre suas nações.
Em uma mensagem publicada em sua conta na rede social X, o chanceler venezuelano expressou seu "mais sincero agradecimento ao Chanceler Bruno Rodríguez Parrilla por sua calorosa recepção e seu apoio inabalável na luta conjunta contra os bloqueios ilegais impostos a nossos povos".
Além disso, ele reiterou que "unidos, continuaremos vencendo obstáculos e fortalecendo os legados de Bolívar, Martí, Chávez e Fidel".
Por sua vez, o chanceler qualificou seu colega venezuelano como "querido amigo" e assegurou que "nenhum bloqueio poderá acabar com a entranhável e histórica irmandade dos povos de Bolívar e Martí, de Fidel e Chávez".
Pela manhã, o chanceler Gil e a delegação que o acompanha colocaram uma coroa de flores no monumento ao prócer cubano José Martí, na Praça da Revolução de Havana, como demonstração da solidariedade e do respeito mútuo que foi fortalecido pelo trabalho dos Comandantes Hugo Chávez e Fidel Castro.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: