TV 247 logo
    HOME > América Latina

    Venezuela promove democracia participativa com realização de consulta popular

    O país bolivariano submeteu neste domingo ao crivo da população a destinação de verbas públicas

    Venezuela realizou em 21 de abril consultas com as comunas populares (Foto: Correo del Orinoco )

    247 - Uma jornada de consulta popular realizada em clima de total normalidade em mais de 15 mil centros de votação instalados no país, resultou na aprovação, com alta participação e voto direto, de 4.500 projetos que beneficiarão as comunas venezuelanas, informa a Telesur .

    Na reta final de um dia marcado pela participação cidadã e tranquilidade, a porta-voz da Comissão Eleitoral Nacional, Carolina Arellano, informou em uma coletiva de imprensa que os projetos aprovados entrarão na fase de implementação durante a próxima semana. "A Venezuela venceu nesta festa eleitoral", afirmou.

    Ela destacou que a contagem dos votos está em andamento em todo o território nacional  e destacou o espírito participativo do processo, com suas assembleias de bairros das quais surgiram mais de 27.000 propostas em todo o território nacional.

    Ela enfatizou que durante o dia, mais de 49.000 conselhos comunais e 1.300.000 porta-vozes estiveram ativos, ainda colaborando com a auditoria e o escrutínio. Ela parabenizou os conselhos comunais por seu trabalho organizativo e a Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) pela entrega do material eleitoral, assim como os 158 observadores internacionais.

    Ao destacar a importância do que considerou um dia histórico, o presidente Nicolás Maduro parabenizou os conselhos comunais. Ele enfatizou a importância de pessoas comuns, que amam seu bairro e município e estão conscientes, decidindo sobre questões de suma importância para sua comunidade.

    Ele valorizou que essa experiência deve ser multiplicada e transformada em prática permanente. É uma democracia cotidiana, apreciou o chefe de Estado, que considera que uma verdadeira democracia é aquela que confia no povo e lhe dá voz e direito de decidir sobre seus assuntos.

    “A consulta realizada neste domingo é uma manifestação de uma democracia popular de grande vitalidade envolvendo todas as comunas do país para decidir sobre o destino do dinheiro da nação, onde e como devem ser gastos os recursos. Cada cidadão indica uma obra a ser realizada. Têm direito ao voto os eleitores a partir dos 15 anos de idade. Não há orçamento secreto! Um importante critério para avaliarmos a democracia em uma sociedade é justamente quem determina a destinação e uso dos recursos do país. Ao invés de orçamento secreto, a escolha em manifestação direta da aplicação destes recursos”, afirmou Socorro Gomes, diretora internacional do Cebrapaz (Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz), que participou de eventos internacionalistas na Venezuela nos últimos dias e do grupo de observadores internacionais da consulta.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: