A direita perdeu o medo de enfrentar Lula em 2026
Fama de imbatível perdeu força com eleições municipais
Lula se elegeu em 2022 amparado no sucesso de seus governos anteriores e, sobretudo, na polarização.
O candidato do Bem contra o candidato do Mal. O democrata de quatro costados contra um porralouca de extrema-direita. O humanista contra o negacionista. O progressista contra o reacionário. O iluminista contra o homem de Neanderthal.
Em 2026, Bolsonaro não será seu adversário, pois está inelegível. Nem Pablo Marçal, que caiu nas graças da Faria Lima, mas até lá terá o mesmo destino de Bolsonaro.
Com quem, então, Lula irá polarizar? Quem será o candidato do Mal? E sem polarizar tem chance de ganhar mais uma vez?
Antes de se abrirem as urnas municipais, havia um mantra entre políticos, jornalistas e sociólogos: Lula é imbatível, quem sonha com o Planalto deve adiar os planos para 2030.
Mas as urnas mostraram uma outra realidade. A polarização perdeu. Nem Lula, nem Bolsonaro, nem juntos, elegeram tantos prefeitos quanto Kassab, com seu PSD e a coisa fica ainda pior se forem somados os prefeitos eleitos por todos os partidos do chamado centrão, que não se diz nem de direita, nem de esquerda, muito pelo contrário, mas que faz parte, é claro, da direita que não caiu nos braços de Bolsonaro.
Não demorou muito para Kassab mostrar em público seu cacife, já sair dizendo que Lula não será capaz de manter nas eleições de 2026 a aliança com que governa e já lançou Ratinho Jr., governador que elegeu a maioria de prefeitos no Paraná, para sucedê-lo.
A direita perdeu o medo de enfrentar Lula em 2026.
Isso vai desencadear uma guerra para escolher o candidato da direita tão bom de votos quanto Lula.
É uma guerra inútil, porque esse candidato não existe.
Não adianta apenas um para ganhar de Lula.
Tal como aconteceu em São Paulo, quando há dois candidatos bem votados no mesmo campo ideológico, um deles vai ao segundo turno e os eleitores do outro garantem sua vitória final.
Tal como para derrotar Boulos em São Paulo, a direita contou com Nunes e Marçal, vai precisar de dois candidatos fortes para derrotar Lula.
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: