Analista de dados que acertou nas primárias prevê vitória de Milei no primeiro turno
Para isso, Milei precisa ter mais de 40% dos votos e 10% de vantagem sobre o segundo colocado
Na antevéspera do primeiro turno da eleição, quando a cotação do dólar na Argentina bateu mil pesos (real vale 190), a pergunta é: haverá segundo turno? Milei tem chances de levar no primeiro?
De acordo com o analista de redes Mateo Maffia, que, diferentemente de todos os institutos de pesquisa, previu vitória de Milei nas primárias de agosto, o candidato fascista será eleito presidente neste domingo no primeiro turno.
Para isso, Milei precisa ter mais de 40% dos votos e 10% de vantagem sobre o segundo colocado. Maffia, em entrevista à Rádio Con Vos, argentina, prevê que a ultrapassagem dessa barreira será apertada, mas acontecerá.
Para recordar, Milei teve 29,8% dos votos nas primárias, pouco à frente do peronista Sergio Massa e da macrista Patrícia Bullrich, numa "eleição de terços". Agora, Maffia vê crescimento exponencial de Milei, pois muitos indecisos teriam constatado sua viabilidade eleitoral.
O analista vê Massa em segundo, também crescendo, mas pouco. Se Massa evolui dos 28% que teve nas primárias para 31/32, Milei terá que saltar de seus 29,8 para 42/43. Bullrich ficaria mais atrás. Nenhum instituto de pesquisas prevê este cenário.
O consolidado das pesquisas de intenção de voto das últimas semanas dá outro resultado: 33,1% para Milei, 31,7% para Massa e 26% para Patricia Bullrich. Maffia diz analisar em detalhes comentários e interações nas redes. Ele se declara independente no trabalho, mas vota em Milei.
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: