Rachel Vargas avatar

Rachel Vargas

Jornalista há 20 anos, atuou nas principais redações do país, como Correio Braziliense, Jornal de Brasília, TV Band, TV Justiça, Record TV e CNN. Há dois anos, começou a atuar em consultorias políticas e se especializou como consultora de relações institucionais e governamentais.

154 artigos

HOME > blog

Anistia: silêncio de Tarcísio gera desconfiança sobre 2026

Silêncio do governador também gerou ruídos no entorno de Bolsonaro

Tarcísio de Freitas - 17/04/2025 (Foto: Sérgio Barzaghi/Governo de SP)

Nomes da esquerda que acompanham os movimentos em torno do PL da anistia avaliam que o silêncio do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sobre o adiamento da votação do requerimento de urgência tem uma razão pontual: as eleições gerais de 2026. Para essas lideranças, Tarcísio seria o maior beneficiado com o adiamento ou, até mesmo, com o engavetamento da matéria. Isso porque, embora não admita ser candidato à Presidência da República, a provável ausência de Jair Bolsonaro na corrida eleitoral colocaria Tarcísio automaticamente no páreo, uma vez que é visto como o mais competitivo nome da direita atualmente. 

O silêncio do governador também gerou ruídos no entorno de Jair Bolsonaro. O incômodo se deu pela ausência de uma manifestação pública de Tarcísio após o presidente da Câmara, Hugo Motta, decidir segurar a votação do requerimento de urgência, até que haja um texto consensual sobre a matéria. Tarcísio e Hugo são do mesmo partido. 

Bolsonaro está inelegível por conta da reunião com embaixadores, onde apresentou dados falsos sobre o sistema eleitoral brasileiro, mas essas lideranças acreditam que uma eventual anistia aos envolvidos nas atos de 8 de janeiro poderia ser usado em futuras ações para tentar reverter a condenação do ex-presidente.

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.