TV 247 logo
    Romerito Aquino avatar

    Romerito Aquino

    Jornalista

    51 artigos

    HOME > blog

    Apex-Brasil fortalece e impulsiona exportações do Norte e Nordeste

    Lula e Jorge Viana também comemoram aproximação do Brasil com mercados da América Latina, África, Ásia e Europa

    Jorge Viana e Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Divulgação)

    Em recente encontro, o presidente Lula e o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil), Jorge Viana, comemoraram o fortalecimento e o impulsionamento das exportações nas regiões Norte e Nordeste do país nos primeiros seis meses deste ano, período em que o Brasil também se aproximou ainda mais dos mercados dos países da América Latina, África, Ásia e Europa.

    Segundo o ex-governador e ex-senador do Acre, os resultados da Apex no primeiro semestre "foram extraordinários e estamos animados para alcançar ainda mais no segundo semestre”. Jorge Viana informou a Lula que todas as ações têm garantido a promoção do Brasil pelo mundo à fora, gerando mais empregos e renda para o povo brasileiro.

    A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão institucional de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. Pelos números oficiais da Apex-Brasil, a instituição apoia cerca de 13 mil empresas de 81 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados internacionais.

    Em parceria com entidades setoriais, a Agência também organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros e de formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

    INTELIGÊNCIA COMERCIAL E CONPETITIVA

    A Apex também é responsável por produzir estudos de inteligência comercial e competitiva com o objetivo de orientar as decisões das empresas nacionais sobre o ingresso em mercados internacionais. Além da sede em Brasília, a Apex-Brasil possui Unidades de Atendimento nos estados brasileiros e em Centros de Negócios (CNs) nos principais mercados globais.

    Esses centros funcionam como plataformas destinadas a auxiliar no processo de internacionalização das empresas brasileiras, prospectar oportunidades de negócios e incrementar a participação nacional nos principais mercados globais, além de servir de referência para a atração de investimentos estrangeiros.

    Os Centros de Negócios estão estrategicamente localizados na Ásia (Pequim – China), Oriente Médio (Dubai – Emirados Árabes Unidos), América do Norte (Miami – EUA), América Central e Caribe (Havana – Cuba), Europa Ocidental (Bruxelas – Bélgica), Leste Europeu (Moscou – Rússia) e África (Luanda – Angola). Também em Bruxelas, está instalado o Brazilian Business Affairs (BBA), escritório da Apex-Brasil que tem a função de acompanhar as tendências e deliberações da União Europeia que possam afetar as exportações brasileiras.

    Em suas missões institucionais, a Apex-Brasil também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o país, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil. O objetivo é atrair capitais produtivos de empresas estrangeiras que possam incorporar inovações tecnológicas e novos modelos de gestão de negócios, além de adensar cadeias produtivas.

    * Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: