Avaliações positivas de Lula e de seu governo: reversão das expectativas?
Esses novos números podem significar uma virada de expectativas e uma ironia: sem ministro da Secom, o governo se comunicou melhor, sugere o colunista
O primeiro ano do governo Lula foi de muitas conquistas e melhorias no caótico quadro econômico, social e político, depois de quase sete anos de desgovernos e queda geral do Brasil, com Temer e Bolsonaro. O país sofreu o horror da radicalização do ultraliberalismo combinado com a chegada da ultradireita ao poder, sem intermediário, posto ocupado por Temer, depois com o legítimo verdugo da democracia, Bolsonaro.
A volta de Lula foi no limite, vitória suada, o que denotava uma profunda divisão do Brasil. Lula acabou ajudado pelo evento golpista de 8 de janeiro de 2023. A tentativa frustrada de golpe teve efeito oposto do esperado, pois o bolsonarismo na berlinda permitiu boas negociações no Congresso e um avanço necessário na governabilidade.
No começo de 2024, no entanto, o cenário mudou e o governo passou por cinco meses de turbulência, de quase apagão, e o governo não colhia os bons resultados de 2023. A comunicação foi o ponto nevrálgico, assim como a retomada da iniciativa bolsonarista, com ampla ajuda dos algoritmos e das fake news, que foram mais eficientes.
A tragédia do Rio Grande do Sul foi um novo ponto de virada e uma oportunidade de demonstrar a enorme, abissal diferença entre um governo democrático e de sensibilidade humana frente ao terror do que foi Bolsonaro diante das tragédias. A grande mobilização nacional e do governo foi fundamental, ao mesmo tempo em que a economia deu sinais de que chegou aos bolsos dos brasileiros, a percepção de melhora, mesmo com o boicote do Banco Central e da mídia.
Esses novos números podem significar uma virada de expectativas e uma ironia: sem ministro da Secom, o governo se comunicou melhor.
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: