Bolsonaro é um palhaço? Um golpista? Ou os dois?
A questão é que, para dar o golpe, ele precisaria de um amplo apoio popular, o que não tem; apoio parlamentar majoritário, o que também não tem, e apoio das forças armadas, Exército principalmente, o que é uma incógnita. Nessa altura do campeonato, não sei o que é pior: ter um presidente palhaço ou ter um presidente golpista
Pode parecer a alguns que os discursos de Bolsonaro, em Brasília e em São Paulo, neste 7 de setembro, tenham sido apenas repetições das barbaridades que vem dizendo há alguns meses, em suas ameaças frequentes à Constituição, que o levaria à chamada ruptura institucional, eufemismo de golpe.
“Ou o STF se enquadra ou pode sofrer aquilo que não queremos”, disse em seu discurso na Avenida Paulista, que reuniu milhares de seus seguidores. E disse mais, dentre outras barbaridades, que não aceitaria mais as decisões de Alexandre de Moraes, a quem chamou de canalha. Importante lembrar que as decisões de Alexandre de Moraes são baseadas em solicitações da Procuradoria Geral da República e/ou da Polícia Federal.
Pode ser que Bolsonaro tenha apenas falado mais do mesmo, tenha jogado para a plateia, para a sua turma, que são 25% da população, segundo última pesquisa do DataFolha.
Acho, porém, que agora o buraco é mais embaixo.
Desta vez falou para mais de 100 mil pessoas em São Paulo, ao vivo e em cores, o que pode mudar muita coisa. Afinal, teria convocado a sua galera para nada? Apenas para fazer campanha política para a reeleição?
A questão é que Bolsonaro está com um problemão nas mãos: ou se caracteriza, de vez, como um palhaço ou intervém no STF e dá o golpe. Se ficar o dito pelo não dito, se pinta de palhaço.
A questão é que, para dar o golpe, ele precisaria de um amplo apoio popular, o que não tem; apoio parlamentar majoritário, o que também não tem, e apoio das forças armadas, Exército principalmente, o que é uma incógnita.
Nessa altura do campeonato, não sei o que é pior: ter um presidente palhaço ou ter um presidente golpista.
Quer dizer, sei sim. Pior é o golpista. O palhaço a gente tira na próxima eleição. Já o golpista fica um pouco mais difícil.
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: