Rachel Vargas avatar

Rachel Vargas

Jornalista há 20 anos, atuou nas principais redações do país, como Correio Braziliense, Jornal de Brasília, TV Band, TV Justiça, Record TV e CNN. Há dois anos, começou a atuar em consultorias políticas e se especializou como consultora de relações institucionais e governamentais.

154 artigos

HOME > blog

Caiado em 2026? União Brasil está dividido e lançamento de candidatura pode ser esvaziado

Movimentações de Caiado podem ser interpretadas como uma afronta ao governo

Ronaldo Caiado (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Integrantes do União Brasil têm demonstrado resistência sobre a pré-candidatura de Ronaldo Caiado para presidência da República. O governador de Goiás será anunciado como o nome do partido no dia 4 de abril, em Salvador, sob as bençãos de ACM Neto. No entanto, outros caciques da legenda devem ficar de fora do evento, já que não há consenso sobre o candidato. A avaliação é de que, além de ser cedo demais para o anúncio - faltam 20 meses para as eleições presidenciais -, Caiado teria dificuldade em renunciar à disputa, caso o partido decida apoiar outro nome no pleito. 

Por último e mais importante, parlamentares relatam que o movimento pode ser interpretado como uma afronta ao governo, já que o União Brasil ocupa três ministérios na Esplanada. Fator que também pesa é o fato de o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), ter se aproximado do presidente Lula, em viagem realizada na semana passada ao Amapá. O petista fez entregas importantes para o reduto eleitoral de Alcolumbre e o senador prometeu ao presidente trabalhar pela agenda do governo no Senado.

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.