TV 247 logo
    Paulo Moreira Leite avatar

    Paulo Moreira Leite

    Colunista e comentarista na TV 247

    1228 artigos

    HOME > blog

    Craque inesquecível, Vini Jr. fez um golaço pela cidadania

    "Vini Jr. será celebrado não apenas pelos gols e dribles, mas pelo espírito de luta para defender a dignidade de um povo", diz Paulo Moreira Leite

    Vini Jr. (Foto: Pablo Morano/Reuters)

    Ao condenar três torcedores a oito meses de prisão por ofensas racistas contra Vini Jr., a Justiça espanhola entregou uma medalha de cidadania ao craque brasileiro, autor de 20 das 37 denúncias de racismo nos estádios em curso na Justiça daquele país.

    "Não sou vítima do racismo. Sou algoz de racistas", escreveu e disse Vini Jr., repetidas vezes, sempre que era questionado -- com suspeitíssima frequência -- pelos jornalistas espanhóis, incapazes de esconder a convicção de que se tratava de uma causa sem futuro.

    Como acontece em toda parte, o crime de racismo costuma ser ignorado pelas autoridades do Judiciário espanhol e raramente é punido como deveria.

    A Justiça daquele país sequer tipifica o racismo como crime, o que torna o caminho para investigar qualquer denúncia ainda mais difícil -- e só reforça a importância da decisão de ontem.

    Num esforço para livrar a própria cara, ao longo do processo os agressores chegaram a enviar uma carta de desculpas, na esperança de encerrar o caso numa festinha conciliadora sem maiores consequências.

    Os cartolas do futebol espanhol, um dos mais ricos e prósperos do planeta, campeão de importação de craques estrangeiros, em grande parte pretos como Vini Jr., também se mobilizaram para manter o caso longe da Justiça.

    Num exemplo de cidadania e consciência de seus direitos, Vinícius encarou as pressões até o fim, dispondo-se a enfrentar uma luta por sua dignidade até onde era necessário.

    A vitória comprovou que estava com razão -- e pode-se apostar que, desde já, o craque Vini Jr. será celebrado, também no Brasil, não apenas pelos gols belíssimos e dribles de tirar o fôlego, mas pelo espírito de luta para defender a dignidade de um povo perseguido e escravizado desde a Colonização.

    Pois é. De vez em quando, o futebol também faz História.

    Alguma dúvida?

    * Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados