Disputa eleitoral de segundo turno: uma reflexão oportuna
O inimigo está à porta, seus acampamentos estão à nossa frente. Não iremos nos mobilizar? Não iremos nos declarar como guerreiros que defendem seu povo?
O tempo está se esgotando e incrível, muitos preferem não se posicionar. Ficar aguardando e ver como fica. Muito decepcionante, mas real. Aí está a ameaça de um grande retrocesso, aqueles que não se dão conta, de que o PSDB continua com as mesmas ideias neoliberais e nefastas que implicam fundamentalmente no fortalecimento da elite que governa o país a séculos, breve tomarão um grande choque. E agora, com a integração da missionária Marina Silva a campanha tucana, pior para nós, povos guardiãs dos saberes e fazeres ancestrais.
Os povos e comunidades tradicionais de terreiros precisam despertar urgentemente para a manutenção do espaço recém-conquistado. É necessário exercitar a memória e olhar para nossa comunidade dez anos atrás, ver o quanto foi feito em termos de projetos e o quanto se avançou. Caso não o façamos e fiquemos com a superfície da falácia midiática, as consequências serão funestas.
Observando como a classe média alta está reagindo com a possibilidade de retorno do PSDB, podemos ter certeza de que alguns sabem bem o que aguardar para o país. A grande maioria na verdade embarca na útil e confortável atitude de desprezo da maioria pobre da nação que estará de fato, diante da volta da política do descaso e da leniência.
Portanto, nesta última tentativa de pedir a mobilização dos povos e comunidades de terreiro na luta pela eleição da presidente Dilma, não falo de algo intangível ou sutil. O inimigo está à porta, seus acampamentos estão à nossa frente. Não iremos nos mobilizar? Não iremos nos declarar como guerreiros que defendem seu povo?
Todo membro de comunidades de matrizes afro-brasileiras deveriam tomar para si essa tarefa de chamar sua comunidade à luta agora. Pois vai haver um grande perdedor com o retorno do PSDB ao poder central, esse será o povo brasileiro.
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: