TV 247 logoAPOIE o 247
Buscar
Tainá de Paula avatar

Tainá de Paula

Arquiteta e urbanista e ativista feminista. É Conselheira do Centro de Defesa e Direitos Humanos Fundação Bento Rubião e integra a Comissão para Equidade de Gênero do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro

8 artigos

HOME > blog

É tudo nosso, nada deles!

Tainá de Paula é a vereadora de esquerda mais votada do Rio de Janeiro nas Eleições 2024

Tainá de Paula (Foto: Eduardo Barreto/CMRJ)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Tainá de Paula* agradece os quase cinquenta mil votos que fizeram dela a terceira candidata, a mulher e a vereadora de esquerda mais votada do Rio de Janeiro nas Eleições 2024:

“Que dia vivemos ontem, seis de outubro de 2024. Hoje eu só consigo e só quero agradecer. Agradeço a todas as pessoas que se dedicaram a esse processo eleitoral, que caminharam comigo, que me apoiaram, que trabalharam para esta empreitada vingar, e que disputaram e ganharam cada um dos meus 49.896 votos. Vocês foram gigantes, e fizeram a preta petista aqui feliz demais.

Agradecer à minha militância nos territórios – as figuras que a gente organiza nas favelas, na Zona este e na Zona Norte do Rio. Todas as pessoas que acreditaram que era possível ter uma figura negra novamente na Câmara Municipal de Vereadores. Quero agradecer a militância do PT. Quero agradecer a minha família, a minha filha, que mal me viu neste período de campanha – mas que acreditou muito e que, do jeitinho dela, se dedicou ao processo eleitoral. E quero agradecer a minha equipe e meus eleitores, que se dedicaram, que brigaram por mim, que entenderam e explicaram as minhas pautas – de direito à cidade, a pauta ambiental, a pauta do clima, as muitas pautas das favelas, dos negros e das mulheres negras.

Essa vitória tem tudo a ver com a união e o trabalho das lideranças cujos olhares estão atentos para os seus territórios, que vivem no corre e querem um Rio para todos os cariocas. As favelas fazem parte da cidade, e tanto eu como essa militância empenhada em me eleger sabemos que é preciso mais de nós decidindo o futuro, falando sobre e aumentando a inclusão das pessoas faveladas nas discussões políticas.

.

O jingle da minha campanha dizia "É pra representar/Fecha com a Tainá/É por um Rio Nosso que eu vou", e eu estou muito grata ao esmero de todas as equipes. É muito evidente o peso e a força da união das favelas e favelados para minha vitória. Precisamos de favelados dentro da política, e de um Rio que respeita e protege os seus.

No Rio que eu quero para nós, todas as pessoas têm o direito de viver com dignidade, e a diversidade é o caminho para achar soluções – mas nunca um problema. A inclusão é um princípio que guia minhas ações e política, e um Rio verdadeiramente nosso significa uma cidade onde todos têm acesso aos mesmos recursos e oportunidades.

Eu vim da Praça Seca, e me sinto honrada que tanta gente do Rio de Janeiro me escolheu como representante parlamentar municipal para fazer do nosso Rio um Rio cada vez mais nosso, uma capital diversa e inclusiva, orgulhosa do seu povo.

Nós mulheres negras somos a maior parte da população do Brasil: 60 milhões. Somos também a maioria das chefes de famílias. Ainda assim, até a última contagem, antes do pleito desse ano, mal chegávamos a 10% dos legislativos municipais.

Estas eleições de 2024 certamente ficarão marcadas pelas lutas por igualdade no poder público. A força da minha política começa com as minhas mais velhas, com as que vieram antes, fazendo política institucional, sim – mas também no dia a dia da comunidade. Como eu, essa minha militância abraçou a missão pela justiça social através da política, da certeza de que precisamos de mais representantes como eu. Juntas, vamos continuar trabalhando para que cada vez mais de nós possam projetar e construir o futuro. Esse é o nosso legado de luta. Viva as mulheres negras dos territórios, de onde vem esse método.

Obrigada a vocês e meus eleitores, pela lealdade e confiança. Vou continuar trabalhando muito por nós, por esta cidade que amamos, por justiça social, ambiental, pelas favelas, pelos negros e negras, pelos LGBTQIA+. Vamos juntas e juntos, por um Rio nosso!”

*Tainá de Paula é arquiteta, urbanista e ativista das lutas urbanas. Especialista em Patrimônio Cultural pela Fundação Oswaldo Cruz e Mestre em Urbanismo pela UFRJ, foi Secretária Municipal de Meio Ambiente e Clima do Rio de Janeiro. Foi reeleita Vereadora do Rio de Janeiro em 2024 com 49.986 votos – que fizeram dela a mulher e a parlamentar de esquerda mais votada da cidade.

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: