Entidades de solidariedade à causa palestina no Brasil pedem a Lula o rompimento total de relações com Israel
O documento é assinado por 16 entidades entre comitês e frentes regionais de solidariedade, associações e a uma entidade latino-americana, tendo quatro eixos
Uma nota conjunta divulgada por comitês e entidades em defesa de uma Palestina Livre, sediadas no Brasil e na América Latina, foi distribuída nesta quarta-feira (29/05), pede ao presidente Lula que o Brasil rompa imediatamente as relações diplomáticas, econômicas, culturais, acadêmicas e militares com o estado de Israel e revogue os acordos de cooperação assinados com o estado sionista.
O massacre de Rafah e a prosseguimento do genocídio contra o povo palestino
A nota conjunta é emitida após o massacre ocorrido nos últimos dias em Rafah, Sul da Faixa de Gaza, na fronteira com o Egito, quando Israel, em 26/05, bombardeou com oito mísseis uma área de refugiados acampados em tendas, administrada pela ONU, em que 45 pessoas morreram calcinadas, chocando o mundo, após a Corte Internacional de Justiça, sediada em Haia, ter determinado a suspensão dos ataques militares de Israel contra a população palestina em Rafah.
(…) a entidade colonial não cumpre nenhuma Resolução da ONU ou decisão dos Tribunais Internacionais, ao contrário, mesmo quando o Tribunal decreta o cessar dos bombardeios sobre Rafah, o exército de colonos sionistas, no dia 26 de maio, responde com um forte ataque às tendas onde dormiam a população civil e suas crianças deslocadas, 40 pessoas foram queimadas vivas! O genocídio segue em curso e tem o apoio do império euro estadunidense. Hoje, o número de pessoas assassinadas, após 8 meses de bombas sobre a infraestrutura civil, as casas e as tendas de refugiados, é de 46 mil, sendo 40% de crianças (…), diz um trecho do documento. Vale lembrar que Israel já assinou mais de 130 jornalistas palestinos, segundo informe do Sindicato dos Jornalistas da Palestina (PJS)
O documento é assinado por 16 entidades entre comitês e frentes regionais de solidariedade, associações e a uma entidade latino-americana, tendo quatro eixos:
FIM DO GENOCÍDIO DO POVO PALESTINO!
PALESTINA LIVRE DO RIO AO MAR!
TODO APOIO À RESISTÊNCIA PALESTINA !
LULA: ROMPA RELAÇÕES ECONÔMICAS, CULTURAIS E MILITARES COM ISRAEL
O pedido das entidades para Lula denuncia o horror ao qual o povo da Palestina está sendo submetido.
“Finalmente, estamos diante de um estado sionista praticando o genocídio como jamais visto na história contemporânea, que normaliza a destruição da infraestrutura civil, das casas e dos hospitais com pacientes dentro, que assassina médicos e jornalistas, que mata pessoas em busca de alimentos e destroça crianças sem dó nem piedade, que criminosamente promove a crueldade sanguinária contra o povo palestino”, finaliza a nota.
Ainda nesta quarta-feira, o governo do presidente Lula anunciou a retirada definitiva do embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer.
Assinam (por ordem alfabética):
Comitê Antiimperialista General Abreu e Lima
Comitê Catarinense de Solidariedade ao Povo Palestino Khader Mahmud Ahmad Othman
Comitê Contra o Genocídio do Povo Palestino Rio Claro-SP
Comitê da Palestina Democrática no Brasil
Comitê de Solidariedade à luta do Povo Palestino Rio de Janeiro
Comitê de Solidariedade ao Povo Palestino Distrito Federal
Comitê Nacional de Solidariedade ao Povo Palestino
Comitê Santamariense de Solidariedade ao Povo Palestino RGS
Frente Gaúcha de Solidariedade ao Povo Palestino
Movimento Brasileiros em Defesa do Povo Palestino
Movimento de Libertação da Palestina Ghassan Kanafani
Sociedade Árabe Palestina Brasileira da Grande Porto Alegre
Sociedade Árabe Palestina de Brasília
Sociedade Árabe Palestino Brasileira em Corumbá
União Palestino da América latina (UPAL)
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: