Eu sou cristã, eu sou PT
É urgente que os petistas voltem para os grupos de base para conversar com a sociedade que está insatisfeita com as falhas do partido e as contradições do seu governo
Neste segundo Domingo de Páscoa (12/04), eu saí do desbloqueio em que me encontrava para escrever qualquer opinião sobre a política brasileira, depois dos primeiros atos da nossa presidente da República, e resolvi escrever este texto: SOU CRISTÃ, SOU PT.
Naquela missa, após escutar as leituras e a homilia do padre Piero Tibald, italiano, expulso da diocese de Teófilo Otoni por mais de 10 anos juntamente com outros padres, exatamente pelo modelo de igreja que acredita e exerceu por muitos anos, eu senti uma grande alegria e uma esperança na igreja na medida em que a missa se torne para os cristãos um lugar de iluminação do fazer cristão na sociedade.
O Evangelho e a homilia proferida na missa daquele domingo ajudou-nos a compreender o Mistério da Ressurreição e o novo posicionamento dos discípulos que se encontravam fechados em quatro paredes, com as portas bem trancadas por medo de que acontecesse com eles o mesmo que aconteceu com Jesus, A CONDENAÇÃO E MORTE DE CRUZ, porque anunciou e implantou no coração e na vida daquele povo, um Projeto Novo, Uma Nova Sociedade.
Me perdoem os teólogos, o papa, os bispos e os padres se acharem que é uma comparação indevida, mas penso que a situação do nosso governo, dos petistas e das esquerdas que se ao PT se uniram para que chegássemos ao poder e desencadeasse uma série de mudanças que serão um divisor de água na história do nosso país é análoga.
O Evangelho lido mostra que diante do evento da morte e ressurreição de Jesus, a reação dos discípulos foi de medo, de desesperança, de desistência da luta e da frustração de que o projeto proposto por Jesus foi apenas um sonho.
Assim também está acontecendo com os petistas e com aqueles que ajudaram a construir este projeto em curso no país. O PT está sendo crucificado, não pelas suas falhas de fazer pouca política nestes 12 anos do seu governo, de ter se burocratizado e se afastado das bases e do debate político com a sociedade em torno do projeto gerido pelo seu governo ou por alguns companheiros terem se beneficiado das benesses do poder e dos privilégios que este oportuniza para quem o exerce.
O PT está sendo crucificado porque o governo aparelhou tecnicamente e politicamente os órgãos de controle dando-os autonomia para que os mesmos cumprissem o seu papel de fiscalizar, inclusive o governo. Antes do PT, estes órgãos serviam de cão de guarda dos interesses dos mal feitos dos governos e da elite branca nestes 500 anos de história deste país.
O PT está sendo crucificado porque está transformando o Brasil de alguns poucos para um Brasil de todos.
O PT está sendo crucificado porque ele elevou 40 milhões de trabalhadores à condição de classe média; está distribuindo riqueza, colocando filhos do trabalhador nas universidades federais, por sinal as melhores, nas quais antes do PT, só estudava os filhos dos ricos, formados nas melhores escolas particulares até o 2º grau.
O PT está sendo crucificado porque está gradativamente estruturando a nossa jovem e parca democracia através de implantação de projetos estruturantes, de regras e leis que impedem a elite branca de fazer o que bem lhe entender com a estrutura do Estado que ela sempre utilizou a seu bel prazer e a serviço de interesses privados em detrimento dos interesses públicos.
Eles tentaram derrubar Lula com o escândalo do mensalão superdimensionado pela mídia em 2005; eles tentaram impedir a vitória de Dilma prendendo e condenado sem provas grandes lideranças do PT com o crime do mensalão em 2013 tentando que a sociedade absorvesse que a corrupção foi criada pelo governo do PT e quase conseguiram.
Como não conseguiram em todas as suas tentativas, eles querem agora inviabilizar o governo Dilma, eleito dentro dos marcos da democracia. E mais do que isso eles querem cassar o registro do Partido dos Trabalhadores para eles, raiz de todos os males deste país. Males para aqueles que sempre beneficiaram com a continuidade do modelo do Brasil da casa grande e da senzala que o PT está gradativamente modificando e por ISSO ESTE ÓDIO CONTRA PT.
Os petistas e a esquerda que acreditam que o que eles querem é destruir este projeto iniciado num modelo de coalisão, e por isso mesmo, lento e contraditório, PRECISAM SAIR DAS 04 PAREDES e IR PRA RUA e se reposicionarem na defesa contundente do PT e de seu governo, mesmo sabendo que ambos precisam se reposicionar diante das falhas cometidas, mas que não justifica este ódio e a pecha de criminoso que querem impor ao PT e ao seu governo.
A direita e seus representantes que sempre usaram os instrumentos do estado para se locupletarem e se perpetuarem no poder foram para as ruas no Golpe de 64 na "Marcha da Família com Deus pela Liberdade" contra o comunismo. Agora ela vai pra rua, para derrubar o governo do PT.
É urgente que os petistas voltem para os grupos de base para conversar com a sociedade que está insatisfeita com as falhas do partido e as contradições do seu governo, mas sobretudo, especialmente por estar sendo envenenada pelo maior partido de oposição que vem atuando há 12 anos tentando desconstruir o PT e sua principais lideranças. O que eles querem mesmo é cassar o registro do PT, como fizeram com o PCB na ditadura militar para impedir que Lula volte em 2018.
A inflexão deste congresso conservador e os berros das lideranças da direita virulenta presentes nos movimentos de rua e a insatisfação positiva da sociedade, não podem envergonhar, meter medo e impedir que aqueles que sempre fizeram das ruas um espaço de luta pela defesa do direito, da justiça e da igualdade, fiquem em casa vendo a banda passar achando que as falhas cometidas por pessoas do nosso partido e por esse governo, ofusque e impeça a continuidade deste projeto que deve melhorar e avançar dando resposta às novas demandas da classe trabalhadora elevada nos governos do PT e construir gradativamente um país economicamente justo, politicamente democrático, culturalmente plural e solidário.
Se nós criarmos a onda vermelha, como fizemos no momento em que a campanha de 2014 começou a correr risco, eles não vão conseguir impedir que o PT e aqueles que a ele se juntaram para fazer a maior transformação social e política deste país, continuem no poder e faça as reformas fundamentais para que o nosso país supere definitivamente o espectro da Casa Grande e Senzala.
EU SOU CRISTÃ, EU SOU PT!
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: