TV 247 logo
    Alex Solnik avatar

    Alex Solnik

    Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

    2673 artigos

    HOME > blog

    Grupo dos 11 não tem votos para aprovar impeachment

    "O Grupo dos 11, criado pelo atual presidente da Câmara, totaliza 245 deputados, se considerarmos que todos vão continuar apoiando o candidato da aliança, Baleia Rossi", escreve Alex Solnik, do Jornalistas pela Democracia. "Faltam, portanto, quatro votos para eleger Baleia no primeiro turno (são necessários 249), mas 85 para o impeachment"

    (Foto: ABr)

    Por Alex Solnik, do Jornalistas pela Democracia

    Diz o regimento do Congresso Nacional que um processo de impeachment contra o presidente da República tem que ser aprovado por 2/3 das duas casas.

    A Câmara, atualmente com 496 deputados, precisa reunir em torno de 330 votos; o Senado, com 81 parlamentares, requer 54 votos a favor.

    Pois bem.

    O Grupo dos 11, criado pelo atual presidente da Câmara, totaliza 245 deputados, se considerarmos que todos vão continuar apoiando o candidato da aliança, Baleia Rossi (e já contabilizados 50% de deputados do PSL para cada lado).

    Faltam, portanto, quatro votos para eleger Baleia no primeiro turno (são necessários 249), mas 85 para o impeachment, que teriam de ser arrebanhados no grupo que apoia Arthur Lira e que é o candidato de Jair Bolsonaro.

    Com que argumentos o grupo de Maia convenceria 85 deputados bolsonaristas a mudar de lado? Que contrapartida receberiam para aprovar o impeachment?

    No Senado, a situação é mais desfavorável ainda.

    São 81 senadores, 45 dos quais filiados aos mesmos partidos do Grupo dos 11, o que é suficiente para eleger o presidente do Senado, que exige maioria simples, - e que deverá ser Rodrigo Pacheco, do MDB - mas insuficiente para um impeachment, que demanda 54 votos.

    De novo: como convencer nove senadores bolsonaristas a aprovar impeachment de Bolsonaro?

    Nenhum processo de impeachment começa se seus defensores não tiverem certeza da vitória.

    Porque, se perdem para um presidente da República, e principalmente um presidente da Repúbuica sem escrúpulos as consequências podem ser terríveis.

    Portanto, antes de exigir de Baleia Rossi o compromisso de iniciar um impeachment, a oposição precisa combinar com os russos.

    (Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

    * Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: