TV 247 logo
Diego Turato avatar

Diego Turato

Historiador, professor, pesquisador: graduado em história na Universidade Católica de Santos, pós graduado em Gestão no Mackenzie de SP. Mestrando em Ciências Sociais na PUC SP.

3 artigos

HOME > blog

Jesus e o neofascismo

Nos últimos anos, o fascismo surgiu com uma cara nova no mundo e no Brasil, mas a ideologia é a mesma de sempre

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Nos últimos anos, o fascismo surgiu com uma cara nova no mundo e no Brasil, mas  a ideologia é a mesma de sempre. Uma super valorização do país ( o país acima de tudo), intolerância e preconceito, racismo. Demonização dos direitos humanos, e muito ódio contra as minorias e o que é diferente. 

Essas práticas fascistas tem penetrado em meios evangélicos, onde é muito abitual demonizar a esquerda, os direitos humanos, e ideias progressistas. Contudo há um grupo de evangélicos que permanecem na defesa dos direitos humanos, dos pobres e necessitados, e resistem ao fascismo e ao ódio. Esses cristãos progressistas têm como fundamento para tal prática, os exemplos e ensinamentos de Jesus, sobretudo nos evangelhos e nas cartas apostólicas.

 Em meio a esse embate político em comunidades de fé evangélicas, a grande problemática é, como Jesus atuaria mediante ao neo fascismo? Obviamente a resposta a tal questão está na bíblia,  vejamos algumas questões e suas respostas. 

Muita gente que frequenta igreja não aceita de forma alguma religião de matriz africana ( discursos de ódio ganham força), como Jesus reage ao religioso de matriz africana? Resposta: Jesus ensina a amar e evangelizar aqueles (a) que ainda não se identificam como cristãos, e não a odiar, esse é o fundamento no Novo Testamento, amor.Boa parte de quem se declara evangélico acreditou e divulgou muita mentira, tais como igreja vai fechar, e etc..., pois a mentira, fakenews e alienação são tática fascista, como Jesus atuaria em meio a mentira? Resposta: Jesus sempre enfrentou a mentira, pois Ele (Cristo ressuceto) é a verdade, certamente Cristo seria opositor a mentira, como Ele é, e a biblia sempre foi.A principal bandeira do fascismo é o país acima das pessoas, acima de tudo. Como Jesus orienta a esse respeito? Resposta: Jesus ensina a amar a Deus com tudo que o ser humano é, e a amar o próximo como a si mesmo, o que é um grande problema para o movimento neo fascista, pois o próximo é prioridade, ou seja, quem está por perto, o homem, a mulher, o idoso, a idosa, os jovens. Esses são a prioridade, a prioridade não é a pátria, a nação, e sim a humanidade. Os necessitados, os pobres, os enfermos. A prioridade é o amor, a ordem é amar.

Portanto o neo fascismo não consegue se adequar aos ensinamentos de Jesus, ódio, preconceito, discriminação, racismo, mentiras e fakenews, são o oposto do que Jesus viveu e ensinou. Ou seja tem muita gente sendo enganada em comunidades cristãs por lideranças que ocultam a verdade sobre o amor incondicional de Cristo, e apregoam ódio e vingança. Ainda outras pessoas que se identicam como evangélicas, ignoram o amor ao próximo e vivem apegados em costumes religiosos semelhantes aos fariseus que eram inimigos de Cristo.

Onde Cristo de fato está, permanece amor e perdão, empatia e o bem. Não se engane e procure saber.

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: