Lula, o PAC e o Brasil que queremos
'O Brasil precisava ter Lula de volta', escreve o deputado Chico Vigilante, que destaca alguns dados dos investimentos feitos pelo atual governo
O anúncio do resultado do Pac Seleções, no Palácio do Planalto, recheado de governadores, prefeitos e políticos de várias partes do País, foi marcado pelo sentimento de otimismo e esperança no ar. Algo que há tempos não se presenciava. A verdade é que todos estavam eufóricos, confiantes e entusiasmados para colocar em marcha projetos estagnados desde a época da extrema direita golpista no poder.
São recursos na ordem de R$ 41,2 bilhões para 707 municípios de todo o País investirem em obras que serão inauguradas até o final de 2026. Somados aos 18,3 bilhões da primeira seleção, Lula, por meio do novo Pac, está investindo 59,6 bilhões em mobilidade, drenagem, abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Aliás, nestes dois últimos tópicos, a consolidação da esperança de alcançarmos em 2033 a universalização. Esgoto e água para municípios que nunca tiveram qualquer acesso. A chance para aumentarmos o IDH de várias cidades.
No montante total anunciado, também estão inclusos os 6 bilhões para a prevenção de enchentes, desastres e alagamentos no Rio Grande do Sul. 100% das propostas apresentadas pelo estado foram atendidas. Obras de drenagem para quem precisa. Algo bem distinto do que aconteceu com os companheiros e companheiras da Bahia, em 2021, quando foram ignorados pelo Capitão Capiroto durante desastre no Estado. Ao contrário do extremista, Lula também está atendendo as necessidades do povo baiano.
Mais uma: Lula simplesmente triplicou a meta inicial do governo no investimento destinado à prevenção de desastres em todo o País. São 15 bilhões de reais contra os ínfimos 37 milhões investidos durante o governo do Capiroto.
E a segurança pública ganhou destaque no novo Pac com o investimento de R$ 460 milhões para construção de 30 unidades do Centro Comunitário pela Vida em 30 municípios de 24 estados. Uma aposta ousada de combater a violência por meio da inclusão social. O centro foi concebido a partir de experiências exitosas em cidades brasileiras, como no Recife, e internacionais, como em Bogotá, na Colômbia.
O Programa Convive, sob a condução de Lewandowski, tem tudo para dar certo, ainda mais quando associado às outras ações de padronizar dados nacionais, integrar as forças policiais de forma coordenada e equipar as polícias estaduais e municipais. Afinal, segurança se faz com diálogo e não com isolamento.
Enfim, os investimentos e a confiança retornaram e os prefeitos dos estados e municípios podem investir em seus projetos com a garantia que precisam. Agora é dar celeridade para licitação e contratação das obras. A população brasileira urge para colher os benefícios.
Para além dos grandiosos e espetaculares números alcançados pelo PAC, amplamente divulgados nas redes sociais e imprensa, uma certeza: o quanto o Brasil precisava ter Lula de volta e a importância dele para o nosso crescimento.
Viva Lula! Viva a força do povo brasileiro! Viva a democracia!
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: