TV 247 logo
    Valéria Guerra Reiter avatar

    Valéria Guerra Reiter

    Escritora, historiadora, atriz, diretora teatral, professora e colunista

    414 artigos

    HOME > blog

    Nathalia Urban: intensidade e carisma

    "Desenvoltura e bom ânimo em cada apresentação jornalística edificaram sua marca registrada"

    Nathalia Urban cobrindo manifestação pela causa palestina (Foto: Rede social)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    Coragem e empatia pautaram a trajetória da jornalista Nathália Urban. Ao contemplar suas falas, não é difícil compreender o quanto a esperança não é utópica.

    Acompanho o trabalho do Brasil 247 há oito anos e colaboro tecendo artigos há seis. Minha prontidão textual é generosa. Escrever me encanta, e não arrefeço. Por vezes, me vi em Nathália, principalmente em sua força e maneira natural de fazer jornalismo, sem vaidade.

    O communicatio realmente foi exercido por Nathália Urban, ou seja, a comunicação ocorria dividindo o pão, trazendo a notícia, desvendando o fato em seu detalhe/contexto e levando a bandeira das causas sociais verdadeiramente em suas mãos.

    Desenvoltura e bom ânimo em cada apresentação jornalística edificaram a marca registrada de intensidade e carisma da grande mulher nascida no dia de Natal. A moça batalhadora e inconformada com as desigualdades do mundo estudou e seguiu sua intuição.

    Fora do seu querido Brasil, encontrou na Escócia o nicho propício para realizar seus projetos internacionais, especialmente em relação à defesa dos oprimidos.

    Antropologia e Ciências Sociais não foram suficientes; logo, o jornalismo aterrissou em seu coração. Ela desejava conhecer seus semelhantes além do academicismo. E ao escolher o jornalismo, o fez para lutar por uma sociedade mais justa.

    Seu jeito simples e direto não deixava lacuna a ser preenchida no ato comunicacional. Oxalá, que “As Veias Abertas”, criação sua na Casa 247, seja justiça, tanto na América Latina quanto nos quatro cantos do planeta, onde exista o desamparo e a dor humana. Nathália entra para a galeria dos defensores da paz e da igualdade. Sempre admirei sua postura altruísta. Lamento sua ausência física, mas louvo seu espírito combativo e sereno, que certamente continuará vivo.

    4o

    * Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: