Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

2613 artigos

HOME > blog

Nazismo ameaça a todos, não só aos judeus

"Nenhum líder do mundo livre recebeu gente desse partido. Essa tentativa de construir uma Internacional Nazista a partir do Brasil deve ser rechaçada por todos os democratas. O nazismo ameaça a todos, não só aos judeus", escreve o jornalista Alex Solnik após o encontro entre Jair Bolsonaro e a deputada alemã Beatrix von Storch, neta de um ministro de Hitler

Deputada alemã Beatrix von Storch, do partido “Alternative für Deutschland”, Jair Bolsonaro e Hitler (Foto: Reprodução)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Alex Solnik, do Jornalistas pela Democracia

A foto de Bolsonaro sorrindo ao lado da vice-presidente de um partido neonazista alemão chamado Alternativa para a Alemanha suscitou menos repúdio do que eu esperava. Como sempre acontece quando o assunto nazismo vem à baila, entidades judaicas foram instadas a se pronunciar e judeus que apoiam Bolsonaro, estimulados a rever sua posição.    

É incorreto pensar que o nazismo latente no mandatário atual do Brasil ameaça apenas aos judeus e cabe somente a eles contestá-lo. Embora os judeus tenham sido os principais alvos de Hitler, não foram os únicos  Hitler preconizava a “raça pura”, os arianos acima dos demais.

Milhões de judeus foram assassinados em câmaras de gás e por meio de outras atrocidades e dezenas de milhões morreram vítimas da Segunda Guerra, que Hitler provocou. Inclusive, é claro, alemães. Muito mais não judeus do que judeus morreram pelas mãos de Hitler.

Nazismo é, em primeiro lugar, uma ditadura. Por isso deve ser execrado por todos que amam a liberdade. Depois, é uma ditadura que se arroga o direito de matar os que forem diferentes de seu ideal racista. Sejam judeus, ciganos, gays, muçulmanos ou negros.

O Alternativa para a Alemanha está sendo investigado pelo governo alemão por suspeita de conspirar contra a democracia. Suas finanças e seus líderes são monitorados pela polícia. É xenófobo, islamófobo, antissemita, neonazista e anti-vacina.

Nenhum líder do mundo livre recebeu gente desse partido. Essa tentativa de construir uma Internacional Nazista a partir do Brasil deve ser rechaçada por todos os democratas.

O nazismo ameaça a todos, não só aos judeus.     

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: