TV 247 logo
    Diego Ricoy avatar

    Diego Ricoy

    Historiador, professor e mestrando em História pela UFSJ

    16 artigos

    HOME > blog

    Neymar: um projeto de ídolo fracassado

    Construir consensos nacionais é tarefa árdua e Neymar não está disposto. Na verdade, nunca esteve

    Neymar e Bruno Guimarães em treino da seleção brasileira em Turim 15/11/2022 (Foto: MASSIMO PINCA / REUTERS)

    Ídolos nacionais são indivíduos extremamente admirados por conta de suas qualidades que são exaltadas coletivamente. São diferentes de ídolos individuais de perfil intimista (como nossos pais, avós etc.), pois representam uma nação inteira.

    De Tostão a Ayrton Senna, de Marta a Gilberto Gil. Há algo em comum entre os ídolos nacionais: a capacidade em construir consensos e de dirimir conflitos, de unir e não dividir. Afinal, eles são representantes de um coletivo. Por isso, tornam-se símbolos, exemplos a serem seguidos, inspirações para muitos.

    Neymar é talentoso e termina por aí. Pois não consegue reunir as condições básicas e necessárias para construir consensos entre os torcedores brasileiros, que estão feridos por conta da politização da seleção, da bandeira e da camisa. Ele opera na linha contrária. Reforça a fragmentação. Desagrega o coletivo nacional. 

    O simples fato de querer homenagear o presidente derrotado na comemoração de um possível gol na Copa já atenta contra o projeto de pacificação de um Brasil dividido.

    Ídolos nacionais agem em função do todo, não só de uma parte. Não são unanimidade e nem isentos a críticas. Podem e devem se posicionar, mas em função do bem comum. Devem ter responsabilidade com suas falas, com suas ações e pelo que representam.

    Construir consensos nacionais é tarefa árdua e Neymar não está disposto. Na verdade, nunca esteve. Nele, falta compromisso com a nação e sobra individualismo e soberba.

    Sigo torcendo pela sua pronta recuperação e pelos seus gols na Copa. Afinal, a seleção é um bem nacional e a gente torce é para ela com ou sem Neymar, que nada mais é do que um projeto de ídolo fracassado.

    * Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: