TV 247 logo
    Marcia Carmo avatar

    Marcia Carmo

    Jornalista e correspondente do Brasil 247 na Argentina. Mestra em Estudos Latino-Americanos (Unsam, de Buenos Aires), autora do livro ‘América do Sul’ (editora DBA).

    87 artigos

    HOME > blog

    O ‘namoro’ entre Milei e Tarcísio de Freitas

    O governador de São Paulo condecorou Karina Milei, irmã do presidente argentino, com a mais alta honraria do estado, a Ordem do Ipiranga

    Tarcísio de Freitas, Javier Milei e Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução / Redes sociais)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    A irmã do presidente Javier Milei, Karina Milei, costuma ser definida por ele como “o chefe” – assim com o artigo ‘o’. A definição confirma o poder de Karina, que é secretária-geral da Presidência, nos rumos do governo argentino. Na segunda-feira, ela foi condecorada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, com a mais alta honraria do estado, a Ordem do Ipiranga. Karina e o ministro da Economia, Luis Caputo, se reuniram com o governador no Palácio dos Bandeirantes. O encontro durou cerca de duas horas. A conversa foi sobre o ajuste fiscal e o ‘modelo’ argentino implementado por Milei com ‘motosserra’. A ‘motosserra’ é o sinônimo do arrocho que ele aplica no país desde que tomou posse há quase um ano, em dezembro passado. 

    Neste período, a inflação argentina caiu, mas a pobreza subiu de cerca de 40% para quase 53%, segundo dados oficiais. O setor industrial caiu 6,2%, o comércio registrou queda de 8,3% e a construção desabou 16,6%, de acordo com o Estimador Mensal de Atividades Econômicas (EMAE), do Indec (equivalente ao IBGE). O Produto Interno Bruto (PIB) deverá ter retração de 3,5% neste ano, segundo o FMI. O Fundo prevê que a economia registrará de 5% crescimento em 2025 – para muita gente, porém, falta muito para o ano que vem chegar e para que esse dado prometido vire realidade nas suas vidas.

    Nesta semana, Milei voltou a dizer que a ‘motosserra’ continuará a ser aplicada em 2025, ano de eleições legislativas na Argentina e quando pretende ampliar a presença do seu partido nanico A Liberdade Avança (LLA) no Congresso Nacional. Karina tem trabalhado para isso, percorrendo a Argentina. Ela também tem sido definida como uma espécie de chanceler do governo, buscando ampliar os tentáculos mileistas além fronteiras. Em São Paulo, Karina, Caputo e o presidente da Agência Argentina de Investimentos e Comércio Internacional (AAICI), Diego Sucalesca, buscam atrair investidores para o país. De acordo com o comunicado de imprensa do Ministério da Economia da Argentina, Tarcísio de Freitas teria dito que o presidente Milei “é uma fonte de inspiração”.

    * Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados