TV 247 logoAPOIE o 247
Buscar
Marilza De Melo Foucher avatar

Marilza De Melo Foucher

Economista e jornalista. Colabora com o Brasil 247 e outros jornais no Brasil, é colaboradora e blogueira do Mediapart em Paris

78 artigos

HOME > blog

Pitaco da cabocla

O PT deve continuar se renovando e investir mais na formação de suas novas lideranças existentes nas periferias das cidades, nas favelas e na zona rural

(Foto: Alessandro Dantas)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

O PT perdeu!!! Se precipitam os analistas. Outros usam os parâmetros das eleições presidenciais para analisar as eleições municipais, que são completamente diferentes. Muitos culpam Lula por não ter sido cabo eleitoral, por ter viajado muito, etc. Desconhecem as dificuldades que Lula vem enfrentando para garantir uma governabilidade nacional e uma credibilidade internacional para atrair investimentos para o Brasil.

Sabe-se que o governo Lula não tem maioria no Congresso. Ele deve negociar em permanência com a Câmara dos Deputados e o Senado os projetos e medidas urgentes para a melhoria de vida de milhões de brasileiros e brasileiras. Tem que lidar com o pior Congresso existente no Brasil: reacionário, fundamentalista e chantagista, que se apropria de verbas públicas a fins eleitorais. Que não tem a mínima preocupação com o povo brasileiro, mas com o seu bolso. Cada um com seu projeto pessoal e sua igreja. A minoria é desrespeitada. O orçamento secreto de Bolsonaro/Lira tinha a finalidade de preservar o famoso voto de cabresto, do "é dando que se recebe". Mesmo sem o nome "orçamento secreto", o Rei do Gado Lira continua com o parlamento da negociata! As emendas estão matando a democracia brasileira. Isso se chama compra de votos e desvio de verbas públicas para atender interesses privados! Precisamos, urgente, de uma reforma política!

Sintetizando: Lula, apesar deste contexto político nefasto, tem conseguido governar para todos, porém, priorizando os mais pobres da sociedade. Ele faz um trabalho incansável e não poderia abandonar os compromissos assumidos tanto no plano nacional como no plano internacional. Lula busca cuidar dos mais carentes.

Se Lula tivesse feito como Bolsonaro, que viajou por todo o Brasil fazendo campanha, a imprensa e outros adversários teriam caído de pau em cima dele. O inelegível ladrão de joias não teve nenhuma dificuldade para continuar na vida política, como se estivesse livre de todas as acusações judiciais.

Levando em conta esta contextualização política, não podemos afirmar que o PT perdeu; todavia, não obteve a vitória que muitos desejavam. Nem tão pouco podemos isentar a direção do partido pela pouca mobilização de sua base, além de poucas candidaturas petistas, preferindo o apoio à federação que elegeu Lula, mas sem muitos esclarecimentos aos eleitores. Mas vejamos alguns dados:

O Partido dos Trabalhadores elegeu um total de 3.118 vereadores e vereadoras em todo o Brasil, ou seja, 550 representantes a mais do que nas eleições municipais de 2020, quando o PT elegeu 2.668 representantes nas câmaras municipais.

Ou seja, desde 2013, a campanha de ódio contra o PT — aliás, que sempre existiu desde sua criação — foi aumentando na mídia comercial do Brasil. Por esta razão, o PT não saiu derrotado! Até pouco tempo, a mídia e outros "lavajatistas" juravam ter enterrado o PT. Até muitos da esquerda brasileira também diziam que o PT estava morto e alguns desejavam, por cálculos políticos, o seu desaparecimento, até que a justiça brasileira reconheceu a farsa que foi a Lava Jato e o prejuízo causado não somente a Lula e ao PT, mas ao Brasil.

Anotem esses dados:

Dentre os estados que mais elegeram representantes no Legislativo Municipal pelo PT, destacam-se Piauí, com 522 candidaturas vitoriosas; Bahia, com 422; Ceará, com 384; Minas Gerais, com 362; Rio Grande do Sul, com 361; São Paulo, com 165; Santa Catarina, com 142; Pernambuco, com 125; e Paraná, com 121 eleitos/as. O PT terá representantes nas câmaras municipais em todos os 26 estados da federação.

A estrela não se apagou e começa a ter novas caras, muitas mulheres, e passa a brilhar em constelação. Todavia, o PT deve continuar se renovando e investir mais na formação de suas novas lideranças existentes nas periferias das cidades, nas favelas e na zona rural. O PT não pode depender apenas de Lula e precisa fazer emergir essa nova geração. Tem muitas mulheres aguerridas e inteligentes para ocupar a cena política!

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: